A Chesf mandou avisar aos municípios ribeirinhos do Rio São Francisco que quatro comportas da hidroelétrica de Xingó, entre os Estados de Sergipe e Alagoas, foram abertaspor causa do excesso de chuva na região e com isso, as cidades ribeirinhas de Alagoas começa a receber uma quantidade de água mais fortes.

Segundo a Chesf, a previsão para amanhã(14) é tempo fechando com chuvas fortes e mais água rolando no leito do Velho Chico que pode assim atingir as casas construidos no leito do rio.

A cidade de Penedo é uma das preocupações e o prefeito Alexandre Toledo que já foi prefeito por duas vezes, tem ficado de alerta para evitar inundações.

A vazão de Xingó chegou aos 3.500 metros cúbicos por segundo e deve manter neste nível durante toda esta semana. a hidroelétrica de xingó construida no governo Collor vinha tendo uma vazão até a última sexta feira (8) em 2.400 metros cúbicos.

Para Chesf dois reservatórios em Pernambuco e Bahia já estão operando com capacidade plena e por isso, segundo técnicos da Chesf o objetivo é manter o controle do nível de água controlado e passa informação para as rádios que estão localizadas nas áreas ribeirinhas a fim de dar tranquilidade a comunidade.