A sessão da Câmara de Vereadores de Delmiro Gouveia desta terça-feira,12, contou com a presença dos servidores da educação. O grupo foi à Casa Legislativa solicitar o apoio dos vereadores para as negociações com o executivo sobre a greve dos servidores, decretada desde a semana passada.

Ao iniciar a sessão o presidente Carlos José Bezerra (PSB), o Gato, ressaltou que a Casa está ao lado dos trabalhadores e que irá trabalhar para que o impasse seja resolvido. “Os vereadores não vão se omitir em trabalhar pelos educadores. Vamos fazer o que for necessário para que esse impasse seja resolvido”, falou o presidente.

Abrindo os pronunciamentos da sessão o vereador Edvaldo Nascimento reforçou a solicitação dos servidores da educação em ter um espaço junto ao Legislativo para explanar sobre as reivindicações. “Tenho solicitado um espaço a esta Casa para que estes trabalhadores sejam ouvidos e assim trazer as informações de como andam as negociações e a paralisação desses servidores”, enfatizou Edvaldo.

Diante da solicitação o presidente Gato, em acordo com os demais vereadores presentes – Geraldo Xavier, Edvaldo Nascimento, Kinho, Ezequiel Costa, Marcos Antonio e Carlos Roberto Cacau Correia -, quebrou o protocolo do regimento interno e concedeu espaço para que a presidente do alto sertão do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), Gilvânia Machado, realizasse o seu pronunciamento.

A presidente expôs os motivos pelos quais os trabalhadores entraram em greve - que estão concentrados na reivindicação do aumento salarial de 15% e o pagamento do salário do mês de dezembro em seis vezes. “Estamos aqui solicitando uma intervenção dos vereadores do município nesta discussão com o prefeito para que se chegue a uma decisão o mais breve possível”, disse Gilvânia.

Após o pronunciamento da presidente do Sinteal, o vereador Cacau manifestou-se explicando que teve acesso apenas aos documentos repassados pela Secretaria Municipal de Educação, solicitando à presidente que sejam repassadas outras informações para que possa fazer a sua manifestação. “Gosto de ver as coisas dentro da legalidade. Então é necessário que eu tenha acesso aos outros documentos do sindicato para que possa me aprofundar no assunto e tomar uma posição diante dos fatos”, falou o vereador.

Líder

A sessão foi marcada ainda pela ocupação da função de líder da bancada do governo pelo vereador Geraldo Xavier. Como líder, o vereador falou que recebia o ônus e o bônus da função que estava iniciando. “Hoje é um dia de grande importância para esse vereador porque assumo uma função onde assumo os ônus e os bônus do governo. Não tenho dúvida que na qualidade de líder farei com que a educação chegue a um consenso. Quero salientar que o governo está sensível para chegar a um acordo porque uma greve é ruim para todos”, afirmou Geraldo.

Ao finalizar a sessão o presidente Gato ainda argumentou que vem conversando constantemente com o prefeito Luis Carlos Costa para que o mesmo tome uma decisão que seja favorável para ambas as partes. “Todos sabem das minhas conversas com o prefeito para que esse impasse seja resolvido o mais breve possível. Estou do lado de todos vocês porque também fui professor”, frisou Gato.

Na sessão ainda foram apresentadas as matérias destinadas à ordem do dia, que contou com solicitações do vereador Cacau sobre as notificações dos casos de violência contra crianças e adolescentes aos Conselhos Tutelares; solicitação ao poder executivo de uma ambulância para os distritos e povoados do Sinimbu, Lagoinha, Jardim Cordeiro, Gangorra, Caraíbas do Lino, Porto da Barra e São Sebastião; solicitação de recuperação do piso da praça Manoel Nepomuceno dos Santos e do calçamento de todas as ruas do Distrito de Barragem Leste; construção de uma escola Agrotécnica no Distrito de Barragem Leste, bem como a implantação de um matadouro público no distrito. O vereador solicitou ainda calçamento e saneamento básico nas ruas José Ponciano Gomes, José Cunegundes e Manoel Simplício do Nascimento, no bairro Vila nova, em Barragem Leste e a construção de uma sede para a agência dos Correios comunitário também no Distrito.

O vereador Edvaldo Nascimento fez a solicitação da doação de um terreno para a construção da Escola Estadual Delmiro Gouveia e limpeza em frente a Usina Angiquinho. O vereador Ezequiel Costa solicitou construção de uma quadra de esportes no Distrito de Barragem Leste; providência de transporte gratuito para os pequenos produtores de hortifrutigranjeiros da região do assentamento Juá e Moxotó nas sextas-feiras para a feira livre da Barragem Leste; providência de ônibus gratuito destinado ao transporte de moradores da Vila Moxotó, São Sebastião, São José, Porto da Barra e Jardim Cordeiro para a feira livre de Barragem Leste e esforço do executivo para que em breve espaço de tempo possa haver um comércio informal no Distrito de Barragem Leste. Todas as matérias foram aprovadas por unanimidade.