A Prefeitura de Viçosa, por meio do Projeto Raízes de África – ONG Maria Mariá -, recebe hoje à noite, às 18h, o embaixador de Cabo Verde no Brasil, Daniel Antonio Pereira, que vai participar da cerimônia de entrega de um prédio destinado a atividades que valorizem a cultura afro. Amanhã, ele participa do 1º Encontro Etnicidades/Brasil: “Brasil e República de Cabo Verde: Laços e Diferenças/ Diferenças e Diálogos, na Casa da Indústria, em Maceió.

O Projeto Raízes de África também traz para Alagoas a coordenadora do conselho nacional da Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Igualdade Racial, Oraida Maria Machado de Abreu, e o coordenador especial de Promoção da Igualdade Racial da cidade do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Medeiros. Eles cumprem agenda hoje, em Viçosa, e amanhã também farão parte do Encontro Etnicidades.

A programação do encontro de amanhã inclui ainda o lançamento do Blog Raízes D’Áfricas,  assinado pela professora Arísia Barros, a Exposição de quadros de Eveline Nogueira, denominada Exporixás, que é um Tributo do Novo Mundo à África. No final do evento, o embaixador Daniel Antonio Pereira fará o lançamento do seu mais recente livro, que recebe o título Memórias de Cabo Verde do Governador Joaquim Pereira Marinho.

Os interessados em participar do evento podem fazer as inscrições pelo e-mail: [email protected] ou no local do evento. As vagas são gratuitas e limitadas. A Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA) é a patrocinadora oficial do evento. São apoiadores a Prefeitura de Viçosa, as vereadoras por Maceió, Tereza Nelma e Heloísa Helena, a Embaixada de Cabo Verde, o Governo Federal, por meio da Secretaria de Políticas e Promoção da Igualdade Racial, o Governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado das Relações Internacionais e o Sistema Fecomércio.    

O PROJETO RAÍZES DE ÁFRICAS

O Projeto Raízes de Áfricas - Organização Não Governamental Maria Mariá - tem como presidente de honra o embaixador da República de Cabo Verde/África, Daniel Antonio Pereira, e surge como ferramenta de educação e comunicação formadora da afro consciência, com ações e intervenções abalizadas e sistemáticas e traz como missão contribuir para uma mudança na implementação de políticas públicas que incluam a população negra, investindo assim, na produção de conhecimento e no fomento ao debate, para o combate e a superação do racismo, da discriminação e das desigualdades racial de forma sustentada, por intermédio de uma atuação focada nas áreas da educação, saúde, segurança, acesso à terra, turismo, cultura e geração de trabalho e renda.

PROGRAMAÇÃO

Hoje -

18h- Encontro Etnicidades em Viçosa

Recepção do prefeito Flaubert Filho, todo secretariado e classe empresarial aos visitantes.

Dia 27 – Sexta-feira

 8h- Credenciamento

9h- Lançamento do Projeto Raízes de Áfricas

             Lançamento do blog Raízes D’Áfricas

10h- Conferência:

              Brasil e República de Cabo Verde: Laços e Diferenças/Diferenças e Diálogos.

  Conferencista: Daniel Antonio Pereira- Historiador,escritor,pesquisador e embaixador extraordinário e  plenipotenciário da República de Cabo Verde na República Federativa do Brasil. Exerceu a função de conselheiro em Holanda, Angola e Portugal Publicou cinco livros sobre a História de Cabo Verde.O próximo  a ser  lançado será : “Memórias de Cabo Verde do Governador Joaquim Pereira Marinho”.

Coordenação da mesa: Eduardo Magalhães- Secretário de  Estado das Relações Internacionais

11h- Exposição: Possibilidades de cooperação e interlocução entre Alagoas e República de Cabo Verde.

Expositor: André Falcão- Magnífico Reitor da Universidade Estadual de Ciências da Saúde.

11h20- Debate

12h- Intervalo para almoço

12h- Almoço com convidados autoridades e gestores locais ( agenda externa)

14h- Diálogos Inter-Culturais:

 Educação, sustentabilidade e Emancipação Étnico-Humana: Brasil e República de  Cabo Verde/África

Daniel Antonio Pereira- Embaixador da República de Cabo Verde

Oraida Maria Machado de Abreu - Coordenadora do Conselho Nacional da Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Igualdade Racial;

Carlos Alberto Medeiros - Coordenador Especial de Promoção da Igualdade Racial da cidade do Rio de Janeiro;

Sávio de Almeida- Professor/Doutor em História/UFPE, escritor, pesquisador. Cavaleiro da Ordem do Mérito dos Palmares.

16h-  EtniCidades Africanas- Sessão solene

Coordenação - cidadã cabo verdense, médica e vereadora  Fátima Santiago

16h20- Etnicidades Literárias:

Lançamento do livro do embaixador Daniel Pereira:

“Memórias de Cabo Verde do Governador Joaquim Pereira Marinho”  

Apresentação: Sávio de Almeida- Professor/Doutor em História/UFPE, escritor, pesquisador.