O vereador Daniel Rocha (PTB) estará apresentando, nesta semana na Câmara de Vereadores de Arapiraca, projeto de sua autoria que propõe a inclusão de matéria voltada à orientação sobre o manuseio de agrotóxicos e similares no currículo escolar dos alunos da zona rural. O objetivo do projeto, segundo o vereador, é ampliar os conhecimentos dos alunos sobre assuntos relacionados ao meio ambiente, equilíbrio dos ecossistemas e a interação do ser humano com o ambiente, visando a manutenção da saúde e a conservação ambiental.

Segundo o vereador, o manuseio de agrotóxicos e biocidas por crianças e adolescentes da zona rural é uma prática freqüente e, muitas vezes, com conseqüências bastante graves. Os biocidas, se utilizados de forma incorreta, podem afetar seres humanos, causando intoxicações ou doenças graves como câncer, degenerações genéticas e até a morte.

“É importante que os futuros agricultores recebam orientações corretas sobre o manuseio de agrotóxicos e biocidas ainda na escola. Muitas pessoas utilizam estes produtos de forma errada durante anos e quando menos esperam surgem os sintomas, que vão desde alergias, dores de cabeça, problemas respiratórios, cânceres, lesões no sistema nervoso central e fígado, podendo causar inclusive a morte”, justificou Daniel Rocha.

Se o projeto for aprovado, o poder Executivo, através da Secretaria Municipal de Educação, firmará convênios com as secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, fazendo com que os professores das escolas da zona rural sejam capacitados para transmitirem os conhecimentos aos alunos.