Com o tema “Energia e Meio Ambiente — soluções para o futuro” já estão abertas, até o dia 31 de julho próximo, as inscrições para o XXIV Prêmio Jovem Cientista. O regulamento e demais informações poderão ser obtidas no endereço: www.jovemcientista.cnpq.br. A data limite para envio dos trabalhos ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é até o dia 30 de junho de 2010.

O Prêmio Jovem Cientista, que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, é dividido em cinco modalidades: graduado, estudante do ensino superior, estudante do ensino médio, orientador e mérito institucional. Será concedida ainda uma menção honrosa para pesquisador com título de doutor.

Além da premiação em dinheiro e computadores, o CNPq concederá aos agraciados bolsas de iniciação científica, mestrado, doutorado ou pós-doutorado. A universidade e a escola de ensino médio premiadas com o mérito institucional recebem R$ 30 mil, cada uma.

O Prêmio Jovem Cientista foi criado pelo CNPq em 1981, conta com a parceria da Fundação Roberto Marinho e da Gerdau, e tem como objetivos promover a reflexão e a pesquisa, revelar talentos e investir em estudantes e profissionais que procuram alternativas para os problemas brasileiros.