Durante o lançamento da Conferência Nacional de Segurança Pública, na manhã desta quinta-feira (26), o prefeito de Maceió, Cícero Almeida, disse que tem projetos para transformar a guarda municipal em uma Secretária de Segurança Municipal, se assim for a “denominação” certa. 

Alguns projetos para a modificação já estão sendo disponibilizados para o prefeito. Ainda segundo ele, caso esse projeto venha sair do papel, a guarda terá que passar por muitas modificações e qualificações para que possa se equipará. 

O prefeito destacou ainda a adesão do município ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). “Fui muito criticado quando não aderi ao Pronasci, mas eu não poderia chegar aqui na prefeitura com um papel oficializado pelo ministério sem saber do que se tratava. Hoje mais de três milhões já são destinados ao município pelos recursos do programa”, afirmou

De acordo com Almeida, a questão da segurança não é apenas um dever do governo do estado, mas sim de todos, inclusive do município.