A Prefeitura do Rio oficializou ontem (4) a candidatura da cidade a patrimônio mundial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), na categoria paisagem cultural.

 

Segundo a assessoria da Prefeitura, representantes dos governos federal, estadual e municipal e da Fundação Roberto Marinho assinaram um termo de cooperação a favor da candidatura do Rio.

 

O presidente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Luís Fernando Almeida, também participou da cerimônia e explicou que a cidade não irá concorrer com outro município no mundo, mas tentará atender os critérios técnicos exigidos pela Unesco para o título.

 

Durante o evento de lançamento de candidatura, um vídeo do município foi exibido à coordenadora de cultura da Unesco, Jurema Machado.

 

Ainda de acordo com a Prefeitura, a candidatura será avaliada pela Unesco até 2011. Membros da comissão responsável pela disputa devem realizar uma visita à cidade em 2010 para avaliar as condições de competição.