Assessoria Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Alunos e educadores da Escola Municipal Audival Melo, unidade piloto do Programa Cidadania e Justiça na Escola, localizada no bairro Sítio São Jorge, participam durante toda semana de capacitações em literatura infantil e poesia, ministradas pela educadora e escritora Hélen Queiroz.

As oficinas integram o ciclo de capacitações do PCJE e tem como objetivo promover o incentivo à leitura a partir de dramatizações, reescritas e oficinas de leitura e linguagem.

Ao todo 50 alunos da Escola Municipal Audival Melo, além de professores, participaram nesta segunda-feira, das oficinas literárias. As crianças e adolescentes fizeram a leitura de poemas e textos e após a leitura dramatizada, tiveram a oportunidade de ensaiar a reescrita.

A caravana literária do Cidadania e Justiça permanecerá na escola até a próxima sexta-feira, 09 de julho. Os encontros estão sendo realizados pela manhã e à tarde.

Sobre Hélen Queiroz

Mineira de Carangola, a educadora e escritora Hélen Queiroz, trabalha desenvolvendo projetos de literatura e oficinas literárias para crianças e adolescentes e participando de saraus abertos. Já atuou como professora de Língua Portuguesa e Literatura e ministra cursos para outros educadores discutindo a Educação Literária.

Como escritora possui três livros de poemas publicados e recebeu até o ano passado 28 prêmios literários, sendo sua premiação mais importante o OFF FLIP de Literatura 2009, um concurso internacional em que, entre 393 poetas inscritos, conquistou o 5º lugar com banca presidida pelo membro da Academia Brasileira de Letras, Antônio Carlos Secchim.

Atualmente cursa Mestrado em Educação, na UFRJ, com um projeto na área de Linguagem que discute a “Educação Litrária no Ensino Fundamental I”.