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Em julho, a obra de um dos mais importantes cineastas do mundo é destaque da programação do Cine Sesc 19h: trata-se da produção de John Cassavetes. A mostra em sua homenagem, Cassavetes: pai do cinema independente norte-americano, traz cinco filmes e será realizada em todas as quintas-feiras deste mês, no Teatro Sesc Jofre Soares, Sesc Centro, com entrada franca.

John Cassavetes foi um ator e cineasta norte-americano que criou um estilo próprio e quase artesanal de fazer cinema, unindo orçamento reduzido, produção independente e uma equipe quase fixa de técnicos e atores.

Em Nova York, quando era professor de atuação em teatro, teve a ideia de escrever e dirigir um filme sobre improvisação. Surgiu então Sombras (1956), elogiado na Europa e que, apesar de rejeitado pelo público americano, despertou o interesse de Hollywood. Em 1968, o cineasta adaptou uma de suas peças teatrais e produziu seu segundo filme independente, Faces (considerado uma síntese de seu estilo), onde utilizou diversas câmeras e criou uma atmosfera de improvisação para contar uma história de busca e desencontro a partir da vida de alguns casais.

Nos anos 70, produziu três obras-primas: Uma Mulher Sob Influência (1974), com Gene Rowlands interpretando uma dona-de-casa problemática e incompreendida de classe média baixa dos EUA; A Morte de Um Bookmaker Chinês (1976), com Ben Gazzara interpretando um dono de um clube de strip- tease e Noite de Estreia (1977), história de uma atriz em crise por ter visto uma de suas fãs morrer. Neste último, Cassavetes, Rowlands e Gazzara trabalharam juntos. Confira as sinopses.

 

SERVIÇO

Cine Sesc 19h – Mostra Cassavetes: pai do cinema independente norte-americano

Local: Sesc Centro (Rua Barão de Alagoas, 229, Centro)

Horário: 19h

Dias: 01, 08, 15, 22 e 29 de julho

Mais informações: 0800 284 2440 e 3326-3133

Entrada franca

 


Sinopses da mostra Cassavetes: pai do cinema independente norte-americano

 

01/07 – Sombras (dir. John Cassavetes, EUA, p&b, 87min, 1959)

Sinopse: Filme da estreia de John Cassavetes como diretor. A produção gira em torno de três irmãos mulatos que convivem com amores e preconceitos, interpretados por alunos de um seminário sobre teatro ministrado pelo diretor. Na trama, Leila é morena-clara e se apaixona por um branco. Mas, quando ele conhece os irmãos dela, com tom de pele mais escuro, o relacionamento começa a ruir. A trilha sonora leva a assinatura de Charles Mingus e tem muitos momentos de improviso, assim como a atuação dos atores. É considerado um dos filmes essenciais a qualquer cinéfilo e obra-prima do maior ícone do cinema independente norte-americano. Exemplo vigoroso de como fazer filmes apenas com uma câmera na mão e ideias na cabeça.

 

08/07 – Faces (dir. John Cassavetes, EUA, p&b, 130min, 1968)

Sinopse: Segundo filme independente de Cassavetes, a produção foi adaptada de uma peça teatral do próprio cineasta. A trama acompanha a lenta desintegração de um casamento de classe média alta norte-americana, em que o marido se envolve com uma garota mais jovem que conheceu no bar e a esposa começa uma relação com um garoto de programa. O filme recebeu três indicações ao Oscar: roteiro original, ator coadjuvante e atriz coadjuvante.

 

15/07 – Uma Mulher Sob Influência (dir. John Cassavetes, EUA, cor, 146min, 1974)

Sinopse: Sobrecarregado de trabalho num estaleiro, Nick Longhetti (Peter Falk) tenta conviver com o desequilíbrio emocional de sua esposa, Mabel (Gena Rowlands), uma dona-de-casa depressiva. Quando os filhos começam a ser atingidos pelo trauma da mãe, Nick se vê obrigado a hospitalizá-la e assumir o controle da casa. Poucas histórias filmadas conseguem tantos risos sinceros e nervosos misturados a uma agonia que não cessa. Mas há um amor e uma compreensão guardados nas interpretações, e na mão que conduz a história. Indicado ao Oscar de melhor direção, o filme foi classificado pela crítica como “sensível e profundo”.

 

22/07 – A Morte de Um Bookmaker Chinês (dir. John Cassavetes, EUA, cor, 135min, 1976)

Sinopse: Cosmo Vitelli (Ben Gazzara) é proprietário de uma boate de strip-tease em Los Angeles. Ele fez uma alta dívida no jogo de pôquer, mas não tem dinheiro para quitá-la. Em troca, a máfia exige que ele mate um bookmaker chinês para saldar a dívida. Para isso, Cosmo se envolve no submundo do crime e do jogo. Uma desencantada reflexão sobre o poder e o dinheiro, através do percurso final do proprietário de um bar, forçado por uma organização mafiosa a matar um chefe de gangue chinês.

 

29/07 – Noite de Estreia (dir. John Cassavetes, EUA, cor, 144min, 1977)

Sinopse: Um título teatral e atuações teatrais, nesta obra-prima de Cassavetes. Geena Rowlands, vive uma atriz em crise por não querer encarar o fato de estar envelhecendo e que entra em um redemoinho emocional após a morte de uma fã, poucos instantes após um estranho contato. Há uma extraordinária sequência, que se inicia na saída do teatro, envereda-se pela rua com a iluminação noturna e artificial sob chuva, "embarca" num carro, e se completa com a câmera observando um acidente. Musicada por um ritmo grandiloquente que surgirá por diversas vezes durante o transcorrer da película, a sequência servirá de base para o início da queda emocional da atriz.