O Ibama completa 20 anos e a data vai ser comemorada em Alagoas com uma vasta programação, no próximo fim de semana. Além de atividades ligadas à questão ambiental, o aniversário do órgão também terá a posse solene da nova superintendente do órgão no Estado, a ambientalista Sandra Menezes.

A posse está marcada para a próxima sexta-feira, a partir das 15h, na sede do órgão, no bairro do Farol. Na pauta de atividades, constam ainda exposições; soltura de animais recuperados pelo órgão; atividades no Corpo de Bombeiros e no Batalhão Ambiental; distribuição de mudas com a população, entre outras.

De acordo com a superintendente regional do Ibama em Alagoas, a ambientalista Sandra Menezes, o órgão vive um momento de efervescência. “Logo que assumimos, desencadeamos algumas operações, conseguimos flagrar e prender alguns agressores do meio ambiente. As pessoas ainda não têm consciência da importância da questão ambiental para a nossa sobrevivência. Em mais de 20 anos de militância nessa área, nesse curto tempo que estou à frente do órgão, nunca tinha visto tanta degradação, como foi recentemente, em operações que realizamos”, relata Sandra.

Ao longo de sua história, o Ibama vem dando respostas concretas aos desafios que se colocam. Desde sua criação, em 1989, os temas ambientais vêm alcançando novos espaços no Brasil e no mundo. O Ibama coloca-se hoje como uma instituição de excelência para o cumprimento de seus objetivos institucionais relativos ao licenciamento ambiental, ao controle da qualidade ambiental, à autorização de uso dos recursos naturais e à fiscalização, monitoramento e controle ambiental.

Quando se fala em meio ambiente, o Ibama é uma das marcas mais lembradas. Empiricamente, é fato conhecido. Porém, o reconhecimento efetivo veio com o recebimento do prêmio Top of Mind do jornal Folha de São Paulo, o maior prêmio brasileiro de pesquisa e retenção de marca, recebido em 2007.