O VI Seminário sobre Saúde e Segurança no Trabalho será realizado nesta terça-feira (28), no auditório do Senai, no Poço, com início às 8h, abordando o tema a proteção do trabalhador na construção civil. O objetivo é informar aos profissionais e à sociedade em geral sobre características e problemas do setor, eleito uma das prioridades de ação da Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat) do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas.

O evento marcará a passagem do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho (28 de abril) e Dia Mundial em Memória das Vítimas de Doenças e Acidentes de Trabalho. Este ano, está sendo promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) em parceria com o Fórum Regional do Meio Ambiente do Trabalho (Fromt) e o MPT.

Durante o seminário serão discutidas as condições gerais do trabalho na construção civil, a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais por esforço físico e/ou postura inadequada, e a situação do trabalhador das grandes construtoras e dos profissionais empregados em pequenas construções. Na programação estão previstas palestras ministradas por especialistas das áreas de direito, medicina e segurança do trabalho.

Programação

A palestra de abertura será da enfermeira do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região, Maria do Socorro Alécio Barbosa, mestra em Ciências da Saúde. O tema abordado será “Ergonomia e qualidade de vida no trabalho”.

 

O médio do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalho (Cerest/AL), Juraci Roberto Lima vai falar sobre "Saúde do trabalhador na construção civil". O auditor fiscal do Trabalho e Engenheiro de Segurança do Trabalho, Elton Machado Barbosa Costa, chefe do Núcleo de Segurança e Saúde do Trabalhador da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas abordará o tema "O papel da SRTE/AL na prevenção de acidentes na indústria da construção".

"O Ministério Público do Trabalho e a indústria da construção" será o tema apresentado pelo procurador-chefe do MPT, Rodrigo Alencar, coordenador do Fromt e titular da Codemat.