Tudo pronto!! A Exposertão 2009 começa oficialmente nesta quinta-feira, 26, mas os animais da raça Santa Inês, já estão expostos desde esta quarta-feira, no parque Isaías Vieira Rêgo em Santana do Ipanema. O evento vai até o dia 29 de março.

Aproximadamente 400 animais, entre ovinos, caprinos e equinos, estão expostos. Destes, cerca de 200 animais da raça Santa Inês irão a julgamento na sexta-feira e no sábado. Além de expositores alagoanos, Pernambuco e Paraíba também terão representantes, são presenças confirmadas. Cerca de 30 boxes já estão ocupados, mas ainda há boxes disponíveis.

Marcando o início do calendário oficial de exposições de animais em Alagoas os organizadores do evento estão entusiasmados e garantem que o público, estimado em torno de oito mil pessoas, terá a oportunidade de realizar bons negócios e apreciar os animais.

A realização da 7ª edição da Exposertão é da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos (ACCOAL), com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri) e da Associação Brasileira dos Criadores da raça Santa Inês (ABSI) que realizará o julgamento dos animais.

Julgamento

O julgamento consiste em analisar as características morfológicas dos animais, se estão dentro dos padrões estabelecidos pela ABSI. Na análise são verificadas qualidades específicas como comprimento da cauda, área do olho, espessura de gordura etc. Os vencedores são premiados com faixas, troféus e rosetas, além de acumular pontos ao longo do ano para concorrer ao título de melhor expositor e criador a nível nacional.