Os maiores nomes relacionados à Tecnologia da Informação do país estarão presentes no Alagoas Digital, evento de tecnologia que acontecerá entre os dias 6 e 8 de abril, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. Instituições públicas e privadas de diferentes estados brasileiros e também representantes do Governo Federal farão parte da grade de seminários do Alagoas Digital 2009.

A abertura do evento fica por conta do cientista de renome internacional, Silvio Meira. Ele é criador do Porto Digital - ecossistema urbano de informática em Pernambuco — do engenho de busca “radix.com” e um dos arquitetos da “newstorm.com”.

Outro grande nome confirmado é o de Leandro Carioni, gerente executivo do Sapiens Parque, um parque de inovação concebido para promover o desenvolvimento de segmentos econômicos que já são vocações de Florianópolis, como o turismo, a tecnologia, o meio-ambiente e serviços especializados. Carioni fará parte do painel Polos de inovação em TI, juntamente com Maurício Schneck e Jean Paul Neumann. Maurício é consultor de negócios do Porto Digital e coordenador da Incubanet de Pernambuco e Jean é presidente da Assespro regional de Alagoas e sócio da empresa NTech.

Representando o Governo Federal, o Alagoas Digital vai trazer Rogério Santanna e Nazaré Lopes Bretas. Rogério é Secretário de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e falará sobre as estratégias de tecnologia da Informação do Governo Federal. Nazaré é diretora de Integração de Sistemas da SLTI e fala sobre a contratação de serviços de TI no setor público.

Com a palestra “TV Digital e M-Gov, Inovação e Tecnologia da Saúde e Educação do Rio de Janeiro”, Paulo César Coelho Ferreira, Presidente do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj), abordará um panorama do acesso aos serviços de governo eletrônico, como o uso da internet e dos celulares. Paulo César é PhD pela Université de Paris e mestre em Engenharia de Sistemas pelo Instituto Militar de Engenharia (IME).

A grade de palestras está disponível no site www.alagoasdigital.com.br. As inscrições estão sendo feitas pelo mesmo site até o dia 2 de abril.