O conglomerado financeiro HSBC informou hoje que poderá cortar até 1,2 mil empregos no Reino Unido, de um total de 58 mil funcionários que o banco possui no país. Os cortes devem atingir as operações de tecnologia de informação e recursos humanos.

"Há decisões difíceis que precisam ser tomadas à medida que nos adaptamos a um novo ambiente e asseguramos estar bem posicionados para o futuro", disse o diretor-gerente, Paul Thurston.

Japão

O Mitsubishi UFJ Financial Group (MUFG), o maior banco do Japão, pode fundir sua divisão de corretagem com a unidade do banco norte-americano Morgan Stanley no Japão em 2010 e ficar com 60% de participação na entidade combinada, disse hoje uma pessoa familiarizada com o assunto. Segundo a fonte, a fusão entre a Unlisted Mitsubishi UFJ Securities e o Morgan Stanley Japan poderia ser anunciada ainda esta semana.

O MUFG pretende fundir as unidades na primavera (no Hemisfério Norte) de 2010 depois de criar uma controladora intermediária, onde a nova corretora e empresas afiliadas vão operar.

A conclusão da operação vai criar a terceira maior corretora do Japão em termos de receita operacional depois da Nomura Holdings e a Daiwa Securities Group.

Um porta-voz do Morgan Stanley em Tóquio se recusou a comentar sobre o andamento das negociações, enquanto que a MUFG negou em comunicado que ambas as empresas tivessem concordado com a fusão. As informações são da Dow Jones.