Após realizar diversos saraus em bares, livrarias e espaços culturais da cidade, o Projeto Papel no Varal – que tem apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultura (FMAC) e das secretarias da Educação (Semed) e Meio Ambiente (Sempma) – comemora seu primeiro ano com uma intervenção urbana em Maceió. No dia 29 de abril de 2010, milhares de pequenos varais estarão pendurados em escolas, bares, livrarias, repartições públicas e em espaços urbanos, com direito a saraus relâmpagos.

Atores, declamadores e convidados especiais estarão em diferentes pontos da cidade, declamando poemas e fazendo a poesia interagir com o público.
O primeiro sarau relâmpago vai acontecer às 8h30 na sede da Prefeitura de Maceió, em Jaraguá. Às 12h, o café e restaurante Mandala, no Centro, será palco do segundo sarau relâmpago. Às 17h, também no Centro de Maceió, o antigo Bar do Chopp fecha a tarde com mais um luzir de sarau comemorativo. À noite, a programação é variada e os saraus acontecem em diversos pontos da cidade.

Para o idealizador do projeto, Ricardo Cabús, o objetivo do Papel no Varal tem sido levar a boa poesia aos quatro cantos da cidade, ajudando na formação de um novo público leitor, trazendo a linguagem poética para o seu dia-a-dia. A poesia é colocada em um momento de descontração e interação entre pessoas de formação e geração variadas.

INTERVENÇÃO – A equipe e os voluntários do Projeto Papel no Varal finalizaram a confecção de milhares de varais e já se articulam para a distribuição. Os espaços urbanos serão tomados por poesia já a partir da noite desta quarta-feira (28). Grupos de Parkour, ciclistas e voluntários vão passar a madrugada na maratona de colocação de varais de poesia para que a quinta-feira (29) – dia do aniversário do Papel no Varal - Maceió acorde repleta de poemas.

O PROJETO – O formato do Projeto Papel no Varal iniciou em março de 2009, em Maceió, a partir do lançamento do Programa Minuto de Poesia (no ar na Rádio Educativa FM, 107.7MHz, em Maceió-AL), criado por Ricardo Cabús, idealizador do projeto. Desde 29 de abril de 2009 (data do primeiro sarau) já foram realizados 13 eventos em diversos bares, livrarias e espaços culturais de Maceió.