Assessoria Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Das pílulas de poesia pelas ondas de rádio aos versos em papel, Maceió é banhada com poesia. Após realizar diversos saraus em bares, livrarias e espaços culturais da cidade, o Projeto Papel no Varal comemora seu primeiro ano com uma intervenção urbana na cidade de Maceió. No dia 29 de abril de 2010, milhares de pequenos varais estarão pendurados em escolas, bares, livrarias, repartições públicas e em espaços urbanos.

 

No dia comemorativo, a qualquer momento poderão relampejar saraus nos ares e bares maceioenses. Atores, declamadores e convidados especiais estarão em diferentes pontos da cidade, declamando poemas e fazendo a poesia interagir com o público.

 

Para o idealizador do projeto, Ricardo Cabús, o objetivo do Papel no Varal tem sido levar a boa poesia aos quatro cantos da cidade, ajudando na formação de um novo público leitor, trazendo a linguagem poética para o seu dia-a-dia. A poesia é colocada em um momento de descontração e interação entre pessoas de formação e geração vária.

 

“Diversos músicos, atores e poetas consagrados já deram sua canja e milhares de crianças, jovens e adultos estiveram presentes em nossos saraus, onde cem poemas são pendurados em um varal de sisal e podem ser lidos por quaisquer dos participantes”, explica Ricardo Cabús.

 

A FESTA - A Maratona Poética do Papel no Varal vai contar com um sarau festivo com 100 poemas pendurados no tradicional varal de sisal e a participação de diversos músicos, atores e declamadores, que vão intercalar aos versos, melodias e performances variadas. Em paralelo, haverá a exposição de fotografias “Memória Suspensa”, da fotógrafa Alice Jardim. O evento acontecerá no domingo, 16 de maio, às 17h, no Orákulo Chopperia.

 

O PROJETO – O formato do Projeto Papel no Varal iniciou em março de 2009, em Maceió, a partir do lançamento do Programa Minuto de Poesia (no ar na Rádio Educativa FM, 107.7MHz, em Maceió-AL), criado por Ricardo Cabús, idealizador do projeto. Desde 29 de abril de 2009 (data do primeiro sarau) já foram realizados 13 eventos em diversos bares, livrarias e espaços culturais de Maceió.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Aniversário de um ano do PROJETO PAPEL NO VARAL

 

Intervenção Urbana

Saraus relâmpagos

Quinta-feira (29 de abril)

Em breve a programação

 

Maratona Poética

Papel no Varal – Ano II

Dia: Domingo, 16 de maio

Horário: 17h

Local: Orákulo Chopperia (Praça Rayol, 717)

Mais informações: (82) 8872.1705 / papelnovaral@gmail.com

Apoio: Ao Pharmacêutico, Secretaria de Estado da Cultura, Fundação Municipal de Ação Cultural, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Instituto Zumbi dos Palmares, Cesmac, Ufal, Armazém Guimarães, Tantã/Operant, RN Informática, Fika Frio, Ciclistas de Maceió, Bicicletada de Maceió, Associação Alagoana de Ciclistas, Iby Anga