Na última década, o mercado de cinema de animação no País expandiu e se diversificou. A geração que cresceu assistindo os chamados “desenhos animados” não perdeu o gosto pelo gênero e acabou estimulando a produção de desenhos para adultos. Pensando nesse público, o Cine Sesc 12h30 traz em abril uma seleção composta por títulos premiados em festivais e com exibição expressiva pela internet. A exibição acontecerá no Sesc Poço e Sesc Centro. A entrada é franca. A classificação é 18 anos.


É certo que a animação permite liberdade técnica, desde o uso de bonecos de massinha aos efeitos digitais em duas dimensões, mas o desenho animado para adultos garante, também, liberdade de conteúdo/ abordagem, devaneios paradoxais, alucinações, críticas sociais, sátiras e o que mais a criatividade dos roteiristas mandar.


Segundo o escritor Luís Fernando Verissimo, na crítica que assina para o site da Programadora Brasil, “não é demais repetir o alerta: esta é uma coletânea de animações para adultos. Se alguém espera encontrar bichinhos fofos e alegres cantando e dançando na floresta, melhor procurar em outros lugares. O buraco aqui é mais embaixo”. Sobre os roteiristas, Verissimo diz: ”Craques como Marão e Allan Sieber dividem espaço com novos talentos, alguns fresquinhos, ainda soltando cheiro de tinta, recém-saídos da universidade”.


Ao todo são 15 curtas, produzidos entre os anos de 1999 e 2006: Sushi Man (vencedor do Prêmio Porta Curtas do Festival do Rio, 2004), Santa de Casa (vencedor do Festival de Curtas do Rio, em 2006), Essa Animação Não Tem Nome, Almas em Chamas (Melhor Roteiro no Festival de Gramado 2000 e Prêmio Especial do Júri no Festival de Gramado 2000), Quando Jorge foi a Guerra, Os Três Porquinhos, Cidade Fantasma, Biribinha Atômica (levou o prêmio de Melhor Filme da Mostra Nacional do 2º Granimado, do Festival Brasileiro de Animação), Hotel do Coração Partido, Onde Andará Petrúcio Felker (vencedor de 8 prêmios, entre eles, 10º Animamundi – 2º Melhor Filme Brasileiro e 10º Animamundi – 2º Melhor Filme Brasileiro), Conjunto Residencial (Melhor Curta de Animação – Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, 2005), Engolervilha, Desirella (vencedor de 19 prêmios, entre eles, o Prêmio Especial do Júri no Festival Latinoamericano de Vídeo em 2004), Deu no Jornal (tem 15 prêmios na bagagem, entre eles Os 10 Mais – Escolha do Público no Festival Internacional de Curtas de São Paulo 2005) e Pax.

SERVIÇO

Cine Sesc 12h30 – Animação para adultos
Dias: 5, 12, 19 e 26 de abril
Horário: 12h30
Local: Auditório Maron Emile Abi-Abib/ Sesc Poço (Rua Pedro Paulino, 40, Poço) e Teatro Sesc Jofre Soares/ Sesc Centro (Rua Barão de Alagoas, 229, Centro)
Entrada franca
Mais informações: 0800 284 2440