Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Primeira sessão do projeto Ufal no Cine Sesi – Cinema, Homem, Imaginário homenageia o aniversário de 80 anos do cineasta francês Jean-Luc Godard

Não é todo dia que surge a oportunidade de apreciar um grande clássico na tela do cinema na tela grande, ainda mais quando se trata de uma obra lançada há mais de meio século. No próximo dia 31 de março, a agenda de atividades do Centro Cultural Sesi vai contar com mais uma novidade. É a parceria firmada com a Universidade Federal de Alagoas para a realização do projeto Ufal no Cine Sesi, que será inaugurado com a exibição do filme Acossado, do cineasta francês Jean-Luc Godard. Emblemático representante da Nouvelle Vague francesa, o longa foi selecionado para lembrar o aniversário de 80 anos de Godard.


Considerado um marco do cinema de vanguarda, Acossado tem como protagonistas Jean-Paul Belmondo e Jean Seberg, que no filme interpretam um casal Michel Poiccard e Patricia Franchisi. Ele, um criminoso em fuga. Ela, uma aspirante a jornalista que acaba seduzida por seu charme e passa a acompanhá-lo numa sequência de golpes.


Aberta ao público, a sessão tem o apoio da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, Embaixada da França no Brasil e CulturesFrance, e marca o início do Projeto Ufal no Cine Sesi - Cinema, Homem, Imaginário, coordenado pelo professor Clayton Santos, do Curso de Comunicação Social da Ufal e pelo Cine Sesi, por meio de ação fomentada pela Pró-Reitoria de Extensão da Ufal.

Em breve serão realizadas outras sessões gratuitas de cinema no Cine Sesi, com debates, palestras e a presença de cineastas convidados.

SERVIÇO:
O quê: Abertura do projeto Ufal no Cine Sesi – Cinema, Homem, Imaginário, com a exibição do filme Acossado, de Jean-Luc Godard
Onde e quando: No Centro Cultural Sesi, dia 31 de março, às 21 horas
Entrada franca
Mais informações: 3235 5191 ou www.centroculturalsesi.com.br
ENDEREÇO:

SINOPSE:
Após roubar um carro em Marselha, Michel Poiccard (Jean-Paul Belmondo) ruma para Paris. No caminho mata um policial, que tentou prendê-lo por excesso de velocidade, e em Paris persuade a relutante Patricia Franchisi (Jean Seberg), uma estudante americana com quem se envolveu, para escondê-lo até receber o dinheiro que lhe devem. Michel promete a Patricia que irão juntos para a Itália, no entanto o crime de Michel está nos jornais e agora não há opção. Ele fica escondido no apartamento de Patricia, onde conversam, namoram, ele fala sobre a morte e ela diz que quer ficar grávida dele. Ele perde a consciência da situação na qual se encontra e anda pela cidade cometendo pequenos delitos, mas quando é visto por um informante começa o final da sua trágica perseguição.

FICHA TÉCNICA:
Título original: À Bout de Souffle
Gênero: Policial
Duração: 01 hs 26 min
Ano de lançamento: 1959
Site oficial:
Estúdio: Impéria / Société Nouvelle de Cinématographie / Les Films Georges de Beauregard
Distribuidora: Impéria
Direção: Jean-Luc Godard
Roteiro: Jean-Luc Godard, baseado em estória de François Truffaut
Produção: Georges de Beauregard
Música: Martial Solal
Fotografia: Raoul Coutard
Direção de arte:
Figurino:
Edição: Cécile Decugis e Lila Herman