Brasília - A capital federal do Brasil comemora hoje, 49 anos, no feriado nacional de Tiradentes. Para marcar a data, uma série de eventos está programada para ocorrer na Esplanada dos Ministérios. São esperadas 1,5 milhão de pessoas.

O trânsito na Esplanada está bloqueado desde a meia-noite de ontem (20). Quem for às comemorações de carro poderá estacionar na via N2, atrás dos ministérios. Para chegar ao local da festa os metrôs estão circulando de graça e as passagens de ônibus custam R$ 1.

"A população e os turistas já sabem que é uma festa voltada para a família. Nós investimos na logística, na questão da segurança. Será uma festa muito tranquila", afirma Luciano Tourinho, da Empresa Brasiliense de Turismo (Brasiliatur).

Segundo ele, a programação especial pretende agradar a todos, com shows musicais, serviços da Secretaria de Justiça para o cidadão, missa e brincadeiras para as crianças.

Com exceção da Biblioteca Nacional e do Museu da República, os pontos turísticos da cidade estarão abertos à visitação durante todo o dia.

A segurança, segundo a Agência Brasil, será feita por 5.000 policiais militares. A festa começa às 7h e a última atração do palco principal está programada para as 23h30.

VEJA A SEGUIR TRÊS VÍDEOS SOBRE A CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA: