Divulgação Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Nos próximos dias 20,21 e 22 de março, Alagoas vai ter o privilégio de assistir – de graça - o espetáculo Ariano. A realização é da Cia Teatro Epigênia que, após fazer sucesso no eixo Rio-São Paulo, se prepara para conquistar novas platéias com a Turnê Grande Chico.

A turnê foi criada a partir de uma declaração do próprio Ariano Suassuna: “Do Nordeste para Minas Gerais corre um eixo que não por acaso segue o curso do Rio São Francisco, o rio da unidade nacional. A esse eixo o Brasil tem que voltar de vez em quando se não quiser se esquecer de que é Brasil”. Em Maceió, o espetáculo Ariano será realizado no Teatro Gustavo Leite, em Jaraguá.

Com três apresentações gratuitas em cada Estado, a turnê Grande Chico foi um projeto selecionado pelo programa BR de Cultura 2009/2010. Em Alagoas, o projeto conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Paraíba também vão ter a oportunidade de assistir Ariano.

O espetáculo

Pela primeira vez um texto teatral é produzido em homenagem ao poeta, romancista e dramaturgo Ariano Suassuna, abordando fatos de sua vida e realizando encontros com alguns de seus personagens. Ariano é um espetáculo musicado, interpretado por atores que dançam, cantam e tocam instrumentos ao vivo.

Entre as “criaturas” de Suassuna que vão estar no palco estão: João Grilo e Chicó (do Auto da Compadecida); Clarabela, Simão e Nevinha (de A Farsa da Boa Preguiça); Caroba (de O Santo e A Porca); Quaderna, Margarida e a Onça Caetana (de “Romance d\'A Pedra do Reino).

Criado em 2007, cumpriu temporada de absoluto sucesso nas cidades do Rio de Janeiro, Curitiba e São Paulo, sendo indicado pelo jornal O Globo e pela revista Bravo como um dos melhores espetáculos em cartaz.