Rodado em São Paulo e no pólo cinematográfico de Paulínia no fim do ano passado, o longa-metragem "Meu País", de André Ristum, termina, nesta semana, suas filmagens em Roma, na Itália. O filme conta a história do reencontro de uma família desestruturada pela dor. Após anos fora do Brasil, Marcos (Rodrigo Santoro) é obrigado a retornar quando seu pai sofre um derrame.

 

As filmagens aconteceram no centro de Roma e no prédio da Embaixada Brasileira. Enquanto a equipe preparava Santoro para um plano no bairro de Trastevere, Ristum e o diretor de fotografia Hélcio Alemão Nagamine aproveitaram para fazer uma tomada panorâmica da cidade do alto da Piazza di Spagna.

Para rodar um plano de Marcos caminhando sobre uma ponte do Rio Tibre, o tempo ajudou a produção: choveu por cinco minutos, o suficiente para caracterizar o clima de inverno romano, atendendo aos pedidos do diretor. A chuva deixa um brilho todo especial nas ruas, refletindo as luzes da capital italiana.

O ator italiano Norman Mozzato ("Vermelho como o Céu", "A Poeira do Tempo") se integrou ao elenco, composto por Santoro, Cauã Raymond, Débora Falabella e Paulo José. Mozzato é Giorgio, pai de Giulia (Anita Caprioli), sogro e chefe de Marcos (Santoro).