O mês de fevereiro termina já. Para os literatos, uma boa notícia. Afinal, com as águas de março chega também a oportunidade de trocar ideias com a escritora alagoana Arriete Vilela. A autora de Lãs ao Vento realiza dois cursos, numa interação entre letras e cinema.

O primeiro, ainda sem data definida, será Recortes do Romance Contemporâneo, com o estudo das obras Caim (José Saramago), O Sr. Pip (Lloyd Jones) e A Caixa Preta (Amós Oz). Os títulos serão acompanhados da “leitura” dos filmes Deus é Brasileiro (Cacá Diegues) para Caim e Grandes Esperanças (Alfonso Cuarón) aliado a Sr. Pip.

Depois, mais uma imersão na relação entre as artes, com Literatura e Cinema: Diálogos. Arriete vai propor a discussão sobre os livros Lavoura Arcaica (Raduan Nassar), Desmundo (Ana Miranda), Lolita (Vladimir Nabokov), Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis) e A Hora da Estrela (Clarice Lispector).

Todas essas obras foram adaptadas para o cinema. O diretor Luiz Fernando Carvalho foi o responsável pelas imagens de Lavoura Arcaica — belíssimo e forte. No seguir dos trabalhos, uma passagem pelas lentes de Alain Fresnot (Desmundo), Stanley Kubrick (Lolita), Júlio Bressane (Memórias) e Suzana Amaral (A Hora da Estrela).

“Minhas turmas são pequenas, de no máximo cinco alunos. É um momento de muita interação, inclusive com outras artes”, revela Arriete. As aulas acontecem semanalmente, durante três meses. Atualmente, acontece o Quem Lê um Conto Alimenta um Sonho, com o tema o Erotismo na Literatura. “Nesse, trabalhamos também com a fotografia”, diz a alagoana.

Ficou interessado? Inscreva-se por e-mail ([email protected]) ou telefone: (82) 8859-4675 e (82) 9126-5049. O valor mensal é de R$ 100 e as aulas acontecem no bairro da Ponta Verde.