Divulgação Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

No próximo dia 25 de janeiro, segunda-feira, às 19h, no Shopping Pátio Maceió, na Via Expressa, o jornalista e oficial da PMAL Silvio Teles estará lançando o livro “Briosa: a história da Polícia Militar de Alagoas no olhar de um jornalista”.

“Briosa” é um livro-reportagem que conta a saga da maior corporação militar de Alagoas de uma forma linear e cronológica, fazendo links imprescindíveis com a história mundial, do Brasil e, claro, de nosso estado.

Longe de ser um livro meramente institucional, “Briosa” é um passeio histórico nos principais acontecimentos que ocorreram em Alagoas desde a Insurreição Pernambucana de 1817, marco da emancipação alagoana, até os dias atuais.

Mesmo sendo integrante da Corporação, o tenente Silvio Teles não poupou a instituição de fatos que nada a engrandecem. Escândalos, abusos e corrupção dentro da PMAL são relatados com a imparcialidade de um jornalista. “Nosso objetivo com este livro é trazer ao público, e à Corporação, um relato honesto sobre nossa Polícia Militar”, disse Silvio Teles.

Também, eventos em que a PMAL se destacou pelos bons exemplos, com nas revoluções armadas da década de 1920 ou quando, em 2003, recebeu o título de “a polícia mais cidadã do Brasil”, vêm à tona na obra.

Em “Briosa” o leitor vai encontrar desde os antecedentes históricos para a criação da Polícia Militar até a nossa atual crise da segurança pública, passando por eventos importantes como a Independência do Brasil, a Guerra do Paraguai, a proclamação da República, a revolução de 1930, a caçada do Bando de Lampião, as grandes guerras mundiais, a ditadura militar, entre outros. “Episódios como o 17 de julho de 1997 e como o da ‘gangue fardada’ também são retratados”, acentua o autor do livro.

A idéia de escrever um livro surgiu no último ano do curso de jornalismo, em 2007. Na época, Silvio Teles trabalhava na Assessoria de Comunicação da PMAL e conta que, frequentemente, chegavam historiadores, pesquisadores, escolas e alunos em busca do histórico da Corporação. “Como não havia nada escrito, decidi buscar nos arquivos públicos, privados, nas mentes dos integrantes mais antigos e nos recortes de jornais, essa história”, comentou.

Reforçando, o evento de lançamento do livro vai ocorrer no dia 25 de janeiro, às 19h, no Shopping Pátio Maceió, em frente à Loja Marisa, na Via Expressa. Nesse mesmo local, entre os dias 25 e 30 desse mês funcionará uma exposição da PMAL, em comemoração ao seu 178º aniversário. Após o lançamento, o livro estará à disposição, também, na Nossa Livraria, em Maceió, e na Sua Livraria, em Arapiraca.