Foi lançada nesta terça-feira (19) a campanha `Vista a fantasia da solidariedade`, pelo Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), através do Núcleo de Captação de Doadores.A metodologia da campanha inclui o sistema telemarketing, internet e visita aos acompanhantes dos pacientes internados no Hospital de Urgência Governador João Alves Filho (Huse), além dos funcionários das 70 empresas parceiras envolvidas no projeto `Santo de Casa Também Faz Milagre`.

O objetivo da ação é repor os estoques de sangue e garantir a demanda dos hospitais e clínicas públicas e privadas durante o Pré-Caju, que ocorrerá de 21 a 24 de janeiro, e no período do Carnaval, de 13 a 16 de fevereiro. Os estoques costumam diminuir cerca de 30% nos feriados prolongados, devido à queda no comparecimento de doadores voluntários. Em contrapartida, há o aumento de ocorrências.

De acordo com a assistente social Rozely Dantas, coordenadora do Núcleo de Captação de Doadores, a taxa de doações durante todo o ano no Estado de Sergipe é de 1,8%, bem abaixo dos 4% previstos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Para ela, grande parte das pessoas deixa de fazer doação por causa de mitos, que devem ser esclarecidos. "O Hemose trabalha todo o ano com campanhas regulares, justamente para incentivar e orientar a população a respeito da doação", afirmou.

O mote da campanha, que vai até o dia 28 de fevereiro, é `Não importa sua fantasia, antes de cair na folia, doe sangue no Hemose`. A finalidade da campanha é não comprometer o atendimento aos pacientes com doenças crônicas, como coagulopatias e hemoglobinopatias, e, principalmente, aos internados em serviços de emergência dos prontos-socorros.