Faltam apenas dois dias para o início da Feira do Artesanato do Norte e Nordeste (Artnor) 2010, em Maceió (AL). De sexta-feira (15) até 24 de janeiro, o Centro de Convenções se transformará num verdadeiro acervo de costumes, crenças e tradições.

Os 150 estandes e seis ambientes temáticos já estão na fase final de montagem, e no aguardo dos ajustes caprichosos dos decoradores e arquitetos que trabalham no evento.

Mas, mesmo em caixas e sacolas, algumas peças que estarão expostas na feira já chamam a atenção de quem passa pelo local. Almofadas, puffs e cestos da Coleção Alagoas são alguns dos produtos que, mesmo à espera de decoração, despertam o interesse dos curiosos. O motivo? A união exitosa entre beleza e requinte com identidade e tradição artesanal.

Os produtos da Coleção Alagoas são frutos de um projeto voltado ao desenvolvimento do artesanato em comunidades do interior do Estado. Desenvolvida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL), a Coleção Alagoas tem como uma das finalidades, conquistar mercado nacional e internacional.

Para a Artnor 2010, as arquitetas Patrícia Mendes e Gigliolle Castanha planejaram um ambiente que funcionará como uma espécie de vitrine para as peças de cama, mesa e banho da Coleção. No espaço, o público vai conhecer um casamento perfeito entre tradição do artesanato e sofisticação. Bordados rendedê e rendas de bilro serão exibidos ao lado de cestarias em palhas de ouricuri, taboa e cipó. Para deixar o ambiente ainda mais alagoano, nada melhor do que a movelaria do Arranjo Produtivo Local (APL) Móveis do Agreste.

“O ambiente será aberto, com fácil visibilidade. A ideia é que funcione como uma pequena mostra. Um local onde as pessoas possam conhecer os produtos da Coleção e os móveis do APL. Pensamos em dois ambientes: quarto de casal e sala de jantar”, explicaram as arquitetas responsáveis pelos estandes da Coleção Alagoas.

A Artnor vai ser assim: muito mais que uma feira, e sim um local onde estarão expostas expressões autênticas de criatividade, beleza e arte. Vale à pena conferir!