No final de 2009, a Conferência Estadual de Cultura em Alagoas elegeu doze delegados e vinte estratégias de políticas culturais para a II Conferência Nacional de Cultura (CNC), que será realizada no mês de março, em Brasília. Agora o Governo Federal e do Estado mobilizam os setores artísticos e de patrimônio cultural.

 

Neste contexto, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, realiza Assembleia Setorial de Livro Leitura e Literatura de Alagoas. A finalidade do encontro é discutir os eixos temáticos da II CNC e preparar o setor para a realização da Pré- Conferência do Livro e Leitura. A Assembleia será no dia 22 de janeiro, das 9h às 17h, no auditório do Banco do Nordeste, Centro, e reunirá profissionais que atuam nas cadeias criativas e produtivas do segmento.

 

“No encontro setorial vamos ter videoconferência e avaliação do Plano Nacional de Livro e Leitura. Também vamos eleger três delegados da sociedade civil para atuação na Pré-Conferência que será realizada em fevereiro, em local a ser definido”, explicou Wilma Nóbrega, coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas.

 

Para os interessados nas vagas de delegados, o registro da candidatura deve ser feito em formulário próprio disponível no site do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPQ): http://blogs.cultura.gov.br/cnc/formulario-de-candidatura-para-delegacao-setorial/. Os que querem participar da Assembleia como ouvinte e debatedor, precisam apenas confirmar a participação no e-mail alagoasbib@hotmail.com ou pelos telefones (82) 3315 7894 e (82) 3315 7865.

 

Pré – Conferência

 

A Pré-conferência de Livro, Leitura e Literatura (PCS-LLL) ocorrerá nos dias 23 e 24 de fevereiro. Entre as principais ações a serem realizadas no encontro estão a consolidação de uma estratégia referente ao setor para a II CNC; avaliação do Plano Nacional de Livro e Leitura e eleição dos 15 membros representantes da sociedade civil do Colegiado Setorial de Livro, Leitura e Literatura, sendo um representante indicado por cada uma das cinco regiões do país.

 

Após a Pré-Conferência Setorial, a Coordenação-Geral da II CNC e a comissão organizadora da Pré-conferência setorial de Livro, Leitura e Literatura irão oficialmente sistematizar e divulgar os resultados do evento.