A Prefeitura Municipal de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social- SEMTHAS, enviou representante penedense para a 7ª Conferência Nacional de Assistência Social que foi realizada em Brasília de 30 de Novembro a 3 de Dezembro.

A conferência abordou o tema “Participação e Controle Social no SUAS” e contou com presença de 2000 pessoas, entre delegados eleitos de todo o país e observadores convidados. O evento foi promovido pelo CNAS- Conselho Nacional de Assistência Social e pelo MDS- Ministério do Desenvolvimento Social e combate a fome, para discutir o aprimoramento da área de Assistência Social no país.

Entre as autoridades presentes estavam o Ministro do Desenvolvimento Social e combate a fome Patrus Ananias e a Presidente do Conselho Nacional de Assistência Social Valdete de Barros Martins. Patrus Ananias destacou a grande importância das conferências municipais e do apoio dos gestores.

O representante de Penedo Thyago Nunes Ferreira, Psicólogo do CRAS- Centro de Referência em Assistência Social, um dos 16 delegados de Alagoas, afirmou que as diretrizes apresentadas na conferência convergiram para o entendimento do protagonismo do usuário, como forma de garantir seus direitos, entendendo assim que os usuários são os operários da construção da política social de assistência, sendo monitores dos serviços oferecidos.

A Prefeitura de Penedo na administração do Prefeito Alexandre Toledo e da Secretária do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Ivana Toledo realizou um importante trabalho nessa área, organizando a V Conferência Municipal de Assistência Social, elaborando propostas de políticas públicas para a conferencia estadual e enviando um representantes para a conferencia nacional.