Secom Arapiraca Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Arapiraca sediou neste sábado a segunda edição do Workshop Crescer – Descobrindo Caminhos. O evento foi realizado na unidade do Sesc/Arapiraca, localizada no bairro Santa Edwiges. Na ocasião, houve apresentação de música ao vivo, entrega dos certificados de todos os cursos realizados em 2009 para os participantes do Projovem Trabalhador e a palestra-show "A arte de transformar menos em mais" do renomado mágico Dalmir Santana.

O prefeito Luciano Barbosa recebeu o troféu e o certificado pela vitória de Arapiraca no Projeto Desafio, em 27 de maio, contra a cidade cubana de San Miguel del Padron e que contou com a participação de vários países.

No município, o projeto foi nomeado como “Mexa-se e o mundo mexe junto” e foi enaltecido devido ter atingindo cerca de 47% da população.

O Workshop contou também com a presença do senador Renan Calheiros (PMDB), da secretária de Indústria, Comércio e Serviços, Sylvia Patrícia, do presidente da Fecomercio, Wilton Malta, do representante do Governo do Estado, Francisco Azevedo, da diretora Regional do Senac, Telma Guimarães, do diretor Financeiro do Senac, Alberto Gaia, do gerente do Senai Arapiraca, Carlos Eduardo Trindade, do representante da Uneal, professor Rui Barbosa, de vereadores, personalidades e sociedade em geral.

Motiva Ação

A Semics vem desenvolvendo uma série de ações para a promoção da economia e do bem-estar social da população arapiraquense, com adoção de programas voltados para a cultura empreendedora e formação e fortalecimento de grupos setoriais de produção, incentivando o associativismo e qualificando mão-de-obra para o mercado de trabalho. O Motiva Ação foi criado há dois anos e atua em sete comunidades, atendendo 1.500 jovens em 12 arcos profissionalizantes diferentes.

Exposição

As comunidades da área urbana e da zona rural que fazem parte do programa Motiva Ação, coordenado pela Semics tiveram oportunidade de apresentar suas experiências bem-sucedidas através dos estandes colocados na entrada do Senac. Os expositores puderam apresentar e vender seus produtos.

Discursos

Durante seu discurso, o presidente da Fecomercio, Wilton Malta, disse estar muito honrado em participar do Workshop. “É um momento muito importante participar e ver pessoas querendo crescer. Esses jovens irão sair com conhecimento suficiente para enfrentar o dia-a-dia”, completou.

Já a secretária de Indústria e Comércio, Sylvia Patrícia, destacou a segunda edição do Workshop Crescer – Descobrindo Caminhos – afirmando que o evento mostra os resultados alcançados pelo Programa Motiva Ação e Projovem Trabalhador no ano de 2009. Ela fez um histórico dos programas e explanou o objetivo de cada um.

Ciclo Profissionalizante

O senador Renan Calheiros lembrou que ele e o prefeito Luciano Barbosa são grandes incentivadores do programa e de projetos que visam o ciclo trabalhador. “Conseguimos inaugurar o Senai e o Sesc, além de trazer o Ifal, antes chamado Cefet, para a cidade de Arapiraca. O ciclo profissionalizante está fechado. O Luciano aposta no desenvolvimento do país e os jovens irão construir o futuro”, indagou.

 

Trabalho

Luciano Barbosa explicou que o Projeto Motiva Ação acontece devido a secretária Sylvia Patrícia que o apresentou o projeto. O prefeito enalteceu o desempenho dos alunos, que, de acordo com ele, são os responsáveis pelo progresso de Arapiraca. A ex-prefeita Célia Rocha também foi lembrada por Barbosa.

“É feito com recurso próprio. E foi assim que se deu origem ao trabalho nas comunidades. Temos o maior programa do Projovem Trabalhador do estado com 1.500 jovens. Acreditar na juventude é acreditar no futuro. Quero aqui agradecer a ex-prefeita Célia Rocha, pois sem ela não teriam as comunidades organizadas”, colocou o prefeito.