Se as cores são responsáveis por dar algum destino às nossas vidas (que o digam as calcinhas de Ano-Novo!), o mundo todo estará de férias em 2010, mergulhado em tons de azul turquesa, dizem os pesquisadores.

O turquesa foi selecionado a cor de 2010 pela Pantone, empresa que abastece e rastreia as cores para moda e decoração, entre outras áreas. Segundo a agência de notícias Associated Press, profissionais da moda concordam que essa será a cor mais usada no próximo ano.

O estilista da grife norte-americana Lilly Pulitzer diz que “turquesa tem um apelo universal, faz com que todos fiquem com o mesmo estado de espírito: em férias”.

Na moda, isso não deixa de ser verdade. Na última coleção da Tommy Hilfinger, que esteve recheada de turquesa, o estilista da grife disse ter se inspirado nas praias do caribe.

Leatrice Eiseman, diretora executiva da Pantone, explica que a cor é um tom entre azul e verde e que, por isso, é um tom convidativo e luminoso (como são considerados os verdes), mas também sereno (característica que normalmente é associada aos azuis).

Em 2009, a cor escolhida pela Pantone foi um amarelo chamado de Mimosa, que segundo a empresa remete a mudanças políticas, otimismo e esperança, além de ser o nome de uma flor, obviamente, amarela.

Para 2010, o turquesa representa proteção e diversão. Bons desejos para o ano que está vindo, não?