Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Bastardos Inglórios, Preciosa - uma História de Esperança e Amor sem Escalas receberam três indicações cada do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos nesta quinta-feira, um forte impulso na corrida para o Oscar.

Tanto Bastardos Inglórios, história passada na Segunda Guerra Mundial, quanto o drama urbano Preciosa - Uma História de Esperança concorrem ao prêmio de melhor interpretação na seleção feita pelo sindicato, que representa atores de televisão e do cinema.

Também estão na lista dos cotados para prêmios de interpretação os astros do musical Nine, Penelope Cruz e Daniel Day-Lewis, bem como os atores do drama sobre a guerra do Iraque Guerra ao Terror e do filme Sedução.

Amor sem Escalas, que traz George Clooney no papel de um homem que demite funcionários durante reestruturações de grandes empresas, ganhou três indicações de melhor interpretação - para Clooney, Vera Farmiga e Anna Kendrick, esta para o prêmio de atriz coadjuvante.

Na categoria de melhor ator concorrem com Clooney Jeff Bridges, por Crazy Heart, Colin Firth por A Single Man, Morgan Freeman por Invictus e Jeremy Renner em Guerra ao Terror.

As cinco indicadas a melhor atriz foram Sandra Bullock por The Blind Side, Helen Mirren em The Last Station, Carey Mulligan por Sedução, a novata Gabourey Sidibe em Preciosa - Uma História de Esperança e a veterana Meryl Streep pela comédia gastronômica Julie & Julia.

As indicações do Sindicato dos Atores são acompanhadas com interesse por seu impacto na escolha dos vencedores do Oscar, a principal premiação mundial, que acontecerá em março. Os prêmios do sindicato serão entregues em 23 de janeiro em Los Angeles.