MPE realiza simpósio nacional em Maceió para discutir a lei do empreendedor individual

  • Redação
  • 10/12/2009 10:23
  • Maceió

Começa nesta sexta-feira (11) o IX Simpósio Nacional e o VIII Encontro Alagoano da Micro e Pequena Empresa, evento que é uma realização da Federação das Associações das Micro e Pequenas Empresas do Estado de Alagoas (Fampec) e terá como tema central este ano Faça um Brasil Legal, Seja um Empreendedor Individual. O encontro acontecerá no auditório do Hotel Radisson, na Pajuçara e a abertura oficial está marcada para as 8h45min horas. A programação seguirá até às 18 horas. O simpósio, que prosseguirá no sábado com a reunião dos líderes, deverá contar com um público estimado de mais de 400 empreendedores de Alagoas e de outros Estados.

Às 9h30 deverá começar o primeiro painel com o tema “Por um Brasil Legal”. O presidente de mesa será o superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequena Empresa de Alagoas (SEBRAE/AL), Marcos Vieira. Temas/Expositores: Saia da Informalidade, Seja um Empreendedor Individual será exposto pela analista da Unidade Políticas Públicas do SEBRAE/AL, Adriana Gonçalves da Silva; Os Desafios para Consolidação da Lei Geral será apresentado pelo consultor do SEBRAE Roraima, Pedro de Jesus Cerino; Fórum Regional da Micro e Pequena Empresa a cargo do presidente do Movimento Nacional da Micro e Pequena Empresa (Monampe) e da Confederação Nacional da Micro e Pequena Indústria (Conampi), Ercílio Santinoni.

Os trabalhos seguem com a palestra sobre o tema Comportamentos de Liderança para o Sucesso Empresarial (Liderança e Associativismo-Sistema Comicro), a ser apresentado pelo presidente da Federação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Pernambuco e presidente da Confederação Nacional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Comicro), José Tarcísio da Silva. Esse painel terá como debatedores as seguintes pessoas: Antônio Everton/RJ – economista da Confederação Nacional do Comércio – CNC; Valdemar Thomsen/SP – presidente da Associação Regional das Pequenas e Médias Empresas Industriais (Arpemei) e João Correia/AL – presidente da Associação Aliança Retalhista de Maceió.

À 11h30 está programada a palestra Equipe Motivada é Garantia de Bons Negócios na MPE. A mesa será presidida por Cícero Berto – presidente da Federação das Associações das Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Fampec). O expositor será Walter Rocha Oliveira/AL, que possui Licenciatura, Bacharelado e Graduação em

Psicologia pela Fundação Educacional Jayme de Altavila (1991). Atualmente é professor/supervisor de estágio em psicologia organizacional e do trabalho, da Faculdade de Ciências Humanas/Fejal, Mestrando em Psicobiologia pela Unifesp, Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fejal, Especilista em Consultoria de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal. Às 12h30 será dado intervalo para o almoço.

 

 

 

A programação continua às 14 horas com o segundo Painel – Gestão Empreendedora na MPE. O presidente de mesa será Pedro Gilson Rigo, que é presidente da Federação das Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo, secretário Geral da Confederação Nacional da Micro e Pequena Indústria e secretário de Desenvolvimento Econômico do Município de Acariacica/ES. Temas/Expositores: Perfil e Habilidades Empreendedoras de um Empresário de Sucesso, que será apresentado por Jornas Bertão – professor Universitário, presidente da Associação das

Micro e Pequenas Empresas de Apucarama Paraná e diretor da Confederação Nacional da Micro e Pequena Indústria (Conampi).

O tema Inovação: Pequenas Boas Ideias como Diferencial Competitivo na MPE será exposto por Carlos Lobo – instrutor do Sebrae Alagoas. O tema Demandas Trabalhistas da Micro e Pequena Empresa na Justiça do Trabalho será ministrado por José Francisco Oliveira Rego – advogado, consultor e professor universitário. Já o tema Linhas de Crédito para as Micro e Pequenas Empresas, a ser exposto por do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste. Os debatedores serão: Sílvio Arruda – presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Maceió, Aparecido Queiroz/PR – presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Maringá (Ampec Micromar).

Às 16h30 está programada a palestra A Felicidade dos Campeões e Seus Ingredientes para o Sucesso. O presidente de mesa será Nelson Araújo – presidente da Federação das Micro e Pequenas Empresas do Estado de Sergipe. Os expositores serão: Rey Biannchi/RJ – É músico, ator, locutor, humorista, compositor e

palestrante. Atualmente está escrevendo um livro sobre humor e espiritualidade. Rey foi atração nos programa do Faustão, Ratinho, Programa Livre, Galisteu, Superpop, a Praça é Nossa, Amaury Jr e, principalmente no Programa do Jô, onde já foi nove vezes. No sábado acontecerá às 9 horas reunião de trabalho dos líderes das MPE’s. Os trabalhos serão coordenados por Cícero Berto.

O Simpósio tem o patrocínio do Sebrae-AL, Banco do Brasil, Confederação Nacional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Comicro), Banco do Cidadão, Governo de Alagoas, Prefeitura de Maceió, Conampi e Banco do Nordeste. E com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Maceió (CDL), Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio), Cooperativa Pindorama, Verdes Mares Distribuidora, Aliança Comercial, Sindicato do Comércio Varejista de Alagoas (Sincomércio), Associação dos Contabilistas de Alagoas (Ascontal), Sindicato dos Contabilistas de Alagoas (Sindcont/AL), Conselho Regional de Contabilidade, Associação dos Supermercados de Alagoas (ASA) e Sescap/AL.