A Associação das Donas de Casa e Amigos do Benedito (AADCBB) realiza neste sábado dia 12 de dezembro de 2009 um Mutirão para a Prevenção do Câncer de Colo Uterino. O atendimento gratuito é realizado em parceria com clinicas e com médicos ginecologistas de Maceió.

A meta da Associação é atender de forma gratuita até 100 mulheres das 8 às 12 horas, oferecendo sem custos o exame preventivo de citologia oncótica, ou Papanicolau. Podem se submeter ao atendimento mulheres na faixa etária acima de 18 anos. “Esperamos atender, gratuitamente, um grande número de mulheres no sábado”, afirmou Juraci Marcolino, presidente da Associação.

Para participar do Mutirão e realizar sem custos o exame preventivo de citologia oncótica, ou Papanicolau, as mulheres devem realizar inscrição prévia, comparecendo pessoalmente ou contatando por telefone a entidade até a sexta-feira, 11 de dezembro.

A sede da Associação fica localizada na Avenida Garça Torta, 485, em frente Lapoal, no Benedito Bentes I e o telefone é (82) 3031 8088.

Exame de citologia oncótica ou Papanicolau

O exame de Papanicolau verifica alterações nas células e previne o câncer de colo do uterino. O colo do útero é a parte mais baixa do útero que o liga à vagina. Outro nome para o exame de Papanicolau é Exame de Citologia Oncótica.

O exame serve para se verificar alterações nas células cervicais. As alterações que podem ser detectadas são chamadas de displasia cervical e podem se transformar em câncer se não forem descobertas e tratadas.

O Papanicolau também pode detectar infecções viróticas no colo do útero, como por exemplo verrugas genitais e herpes, além de infecções vaginais tais como as causadas por fungos. As mulheres, principalmente as sexualmente ativas, devem se submeter a um exame preventivo no mínimo uma vez por ano.