Servidores das secretarias municipais de Finanças (SMF) e Economia Solidária e Qualificação Profissional (Semeq) estão participando de um curso de capacitação referente ao Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv). O treinamento teve início na manhã desta segunda-feira (7) e está sendo ministrado por representantes do Ministério do Planejamento e da Agência Espanhola de Cooperação Internacional de Desenvolvimento.

Para o secretário da Semeq, Arnóbio Cavalcanti, graças ao curso os servidores da Prefeitura de Maceió vão se transformar em agentes facilitadores de futuros processos relativos ao Siconv. “Antes tínhamos que ir a Brasília para buscar informações sobre as normas que regulamentam o portal de convênios. Agora, estaremos mais bem preparados para a captação de recursos nacionais e até internacionais”, disse ele.

O Siconv foi elaborado pelo governo federal com o objetivo de imprimir mais eficiência, agilidade e, especialmente, mais transparência ao processo de liberação de recursos para estados, municípios e Organizações Não Governamentais (ONGs).

A assessora da Secretaria Nacional de Articulação Social, Dyrvany Lamas Martis, está em Maceió para ministrar o curso. Para ela, é fundamental socializar o conhecimento sobre o Sincov e seus benefícios. “Através deste curso de capacitação os servidores da Prefeitura de Maceió vão se transformar em agentes multiplicadores e passarão a distribuir este conhecimento”.

Também participam da capacitação representantes de ONGs de Alagoas e Sergipe que já possuem convênios com o governo federal. O curso prossegue até sexta-feira no auditório da Secretaria Municipal de Finanças.