Para evitar o desligamento de colaboradores no período de entressafra, a Cooperativa Pindorama promove, todos os anos, o Programa Bolsa de Qualificação.

Segundo a psicóloga da cooperativa, Alvacy Vieira de Almeida, durante os cinco meses da entressafra, ao invés dos funcionários serem demitidos, eles têm seus contratos de trabalho suspensos e, nesse período, recebem o Seguro Desemprego e participam de cursos de qualificação.

Esses cursos, explica a psicóloga, são compostos de 22 módulos, cada um sobre um tema. "Com o Programa os colaboradores têm a segurança do retorno ao trabalho e, ainda, a vantagem da qualificação", destaca Alvacy Vieira.

Atualmente, 240 colaboradores, participam do Programa. As aulas acontecem semanalmente no Centro de Treinamento Rural de Pindorama (Cetrup). Ao final dos cinco meses de cursos, todos recebem um certificado de participação e têm a garantia do retorno aos seus postos de trabalho na Cooperativa Pindorama.

Esta semana, o tema das aulas é Administração do tempo e nas próximas semanas, os colaboradores terão aulas sobre Motivação e Auto Estima no Trabalho, Gestão de Finanças Pessoais e Saúde e Higiene Bucal.