O secretário de Estado da Saúde, Herbert Motta, participou, nesta segunda-feira (23), de uma reunião com o secretário de Turismo do Estado, Virgínio Loureiro e os empresários do setor turístico do Litoral Norte. Na ocasião, Motta apresentou os serviços de saúde disponibilizados na região e ouviu as demandas do setor. O encontro aconteceu no Salão de Despacho do Palácio República dos Palmares.

Para Herbert Motta, a iniciativa é muito positiva, porque é uma oportunidade de discutir com os representantes do turismo as necessidades da região para que seja agilizada a execução de políticas públicas, principalmente na área de Saúde. O secretário citou as ações que estão sendo desenvolvidas por meio do programa Avança Saúde, que visa fortalecer a assistência à saúde em Alagoas.

“O objetivo do governo é descentralizar os serviços de saúde e fortalecimento da gestão municipal”, disse o secretário, expondo que está prevista a implantação de Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) na região Norte e a utilização do Posto Médico Avançado do Samu em grandes eventos. “A experiência de colocar um posto avançado do Samu durante o período de Carnaval, na Barra de São Miguel, foi muito positiva, isso se refletiu na diminuição do atendimento do Hospital Geral do Estado (HGE) e também agilizou o atendimento prestado à população”, explicou.

O presidente dos Hotéis, Pousadas e Trade Turístico do Litoral Norte de Alagoas (AHMAJA), Luiz Cláudio de Melo, destacou a importância de melhorar a infraestrutura de saúde para o desenvolvimento do turismo. Já a secretária de Saúde de Maragogi, Lucineide da Silva, ressaltou ser fundamental o apoio do Estado em investimentos em equipamentos e em recursos humanos no município.

Para fazer uma avaliação das demandas na área de Saúde, Herbert Motta garantiu enviar equipes técnicas para região do litoral e apresentar as propostas ao Conselho Estadual de Saúde e a Comissão Intergestores Bipartite, para com isso traçar um plano de ação em conjunto com os gestores municipais.