Google

O Movimento Internacional pela Paz e Não-Violência (Movpaz) realiza neste domingo (6), em parceria com a Secretaria Especial de Promoção da Paz (Sepaz), a 7ª Grande Caminhada pela Paz. O ato começa às 17h, no Corredor Cultural Vera Arruda, na Jatiúca, e segue até o Alagoinhas. A caminhada marca as comemorações do Dia Estadual da Paz, criado pelo Governo do Estado para fortalecer as ações voltadas à consolidação da cultura da paz.

Entusiasta das políticas públicas voltadas à construção da paz, o governador Teotonio Vilela Filho deverá participar da caminhada. “A cultura da paz está sendo implantada com políticas públicas voltadas às famílias e educadores, uma vez que a violência tem como pano de fundo a miséria. Estamos trabalhando para reverter os indicadores negativos que há décadas imperam no Estado”, destacou Teotonio Vilela na última quinta-feira (3), durante a abertura do 1º Fórum Nacional de Educação para a Paz nas Escolas e nas Famílias.

A Lei Estadual nº 7.098, de 28 de setembro de 2009, estabelece como Dia Estadual da Paz o segundo domingo de dezembro. No entanto, em função da logística para a realização do ato público, as comemorações este ano serão neste primeiro domingo (6) de dezembro.

A expectativa dos organizadores da caminhada é mobilizar milhares de pessoas, que serão conduzidas por um trio elétrico que executará músicas relacionadas à cultura da não-violência.

Artistas locais e nacionais aderiram à mobilização, que será animada pela Banda da Paz e Márcia Porto, da Bahia; Santana, o Cantador, de Pernambuco, e os alagoanos Wilma Araújo, Geraldo Cardoso, Eliezer Setton e Marlon Rossi. Os artistas participarão do ato como voluntários, por adesão à proposta de consolidação da cultura da paz em Alagoas.