O Tribunal Regional do Trabalho de Alagoas (TRT19) integrará, entre os dias 7 e 11 de dezembro, a campanha da Semana Nacional de Conciliação, movimento promovido pelo CNJ que acontece em todo o país, desde 2006, em prol da solução de conflitos processuais.

No TRT19, os trabalhos da Semana de Conciliação estão sendo dirigidos pelo juiz do trabalho, Valter Pugliesi, e pelo secretário-geral da presidência, Expedito Júnior. De acordo com o secretário-geral, a perspectiva é de que a Justiça do Trabalho em Alagoas mantenha a excelente marca dos anos anteriores. “Lembramos que o TRT de Alagoas, de acordo com o Ranking anual divulgado pelo CNJ, é tricampeão nacional em Conciliação. Estamos trabalhando para garantir a excelência na prestação jurisdicional”, informou Expedito Júnior.

O Regional pretende realizar mais de mil audiências de conciliação, sendo essas divididas da seguinte forma: 161 audiências no primeiro dia da campanha, 352 no dia 9; 348 no dia 10 e mais 142 agendadas para o dia 11. No dia 8, em virtude do feriado forense (Dia da Justiça), não haverá atividades.

Além das 10 Varas do Trabalho da capital, as varas de Arapiraca, Atalaia, Palmeira dos Índios, Penedo, Porto Calvo, Santana do Ipanema, São Luiz do Quitunde, São Miguel dos Campos e União dos Palmares também participarão da Semana.

O principal objetivo da campanha é a pacificação social. A Semana Nacional da Conciliação é o marco anual das atividades desempenhadas para fortalecer a cultura de que todos ganham com a conciliação: "Ganha o cidadão. Ganha a Justiça. Ganha o País”.