Portadores de deficiência têm dia de esportes e lazer no Jacintinho

  • Redação
  • 05/12/2009 00:40
  • Maceió

Exemplos de superação, força de vontade, confiança, determinação e independência. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) celebrou, nesta sexta-feira (4), o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com a participação de vários atletas especiais.

Eles dançaram, jogaram - basquete, voleibol, golball, bocha, capoeira, dentre outras modalidades - e provaram que são capazes.

O evento aconteceu durante toda a manhã, no Ginásio Arivaldo Maia, no Jacintinho. O secretário de Esporte e Lazer, Eduardo Canuto, explicou que a ação foi uma iniciativa da Diretoria de Esportes para Portadores de Necessidades Especiais que existe no órgão e desenvolve ações voltadas para esse segmento.

“São seminários, campeonatos, enfim, variados tipos de eventos que têm como meta promover a inserção social”, explicou Eduardo Canuto.

E nesta sexta foi dado mais um exemplo disso. Luiz Paulo de Moraes, 26 anos, que possui deficiência visual, participou do “golball” – um tipo de modalidade esportiva criada especialmente para cegos. Na opinião dele, a atividade física resgata a autoestima e, com isso, deixa o atleta mais confiante, independente e saudável.

Na ocasião, também houve apresentações de outras modalidades físicas: bocha (voltada para paraplégicos), capoeira (com o pessoal que possui sequelas devido a parada cerebral, dentre outras.

Os portadores de síndrome de down participaram de grupos de dança. Também houve apresentação de coral, participação de palhaços e distribuição de guloseimas.