A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), realizou, na segunda-feira (30), o Seminário sobre Violência Contra Mulher, no auditório do Centro de Ensino e Aprendizado de Alagoas (Ceap), na Pajuçara.

O encontro teve o objetivo de reunir diversos setores da sociedade civil organizada para que as ações sejam fortalecidas no âmbito da garantia de direitos da mulher, rompendo, assim, com as situações de violência.

O evento foi realizado em parceria com o Conselho Municipal da Condição Feminina (CMCF) e a data foi escolhida por integrar os dezesseis dias de ativismo feminino - entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro. No Brasil, a campanha adota o slogan “Uma vida sem violência é um direito das mulheres”.

Para a secretária municipal de Assistência Social, Sandra Arcanjo, essa é uma luta constante pela igualdade de direitos, já que a violência, muitas vezes, começa dentro de casa e, também, dentro da família.

“Vivemos numa sociedade machista e precisamos continuar lutando para conquistar nossos direitos. Precisamos também respeitar a nós mesmos, para que sejamos respeitadas”, disse.

Estiveram presentes ao evento a coordenadora do Creas, Aline Dantas, a presidente do CMCF, Eulina Rêgo, a representante do Centro Dra. Terezinha Ramires de Atendimento e Referência a Mulheres Vitimas de Violência Doméstica, Terezinha Ramires, a representante do Conselho Estadual do Direito da Mulher, Maria Aparecida, além de representantes de diversas entidades governamentais e não governamentais e estudantes.