A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) comunica que vai realizar manutenção no sistema de abastecimento de água Catolé-Cardoso, das 8h às 14h, desta quinta-feira (3), para ampliar o fluxo de água no sistema. De acordo com a Gerência de Produção e Desenvolvimento Operacional (Gedop), a previsão para o sistema voltar a funcionar é para às 14h30 do mesmo dia, porém o abastecimento estará normalizado 24 horas após a reativação.

 

Para execução dos serviços, a Casal vai paralisar o sistema de abastecimento e, como conseqüência, haverá falta ou deficiência de água nos bairros: Farol, Gruta de Lourdes Pitanguinha, Sanatório, Bebedouro, Chã de Bebedouro, Santa Amélia, além da região que vai do Centro ao Pontal da Barra.

 

Os trabalhos consistem na limpeza do aqueduto do Catolé-Cardoso – que está parcialmente obstruído por raízes da vegetação nativa que forma a Mata Atlântica da Área de Preservação Ambiental (APA) do Catolé. A limpeza vai ocorrer em trechos críticos do aqueduto, distribuídos em 11 quilômetros que vai da barragem do Catolé até a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Bebedouro. O aqueduto do Catolé, que é de cimento, tem 50 anos e necessita deste tipo de manutenção de seis em seis meses para que o fluxo de água fique normal.

 

Concomitantemente, a Companhia vai realizar também a substituição de equipamentos elétricos na ETA Cardoso, limpeza da subestação, manutenção preventiva nos quadros de comando; além da substituição e revisão dos conjuntos motobombas dos reservatórios R-02, R-04 e R-08, instalação do compressor dos filtros, limpeza dos floculadores e no sistema de cloração.

 

A limpeza do aqueduto vai mobilizar diversas unidades operacionais da Casal com pessoal especializado (eletrotécnico, eletricista, servente, motorista e técnico de segurança do trabalho), equipamentos e veículos.