Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Especialistas, acadêmicos, pesquisadores, ambientalistas, jornalistas, gestores públicos e toda a diretoria da Eletrobrás reúnem-se em Alagoas no próximo dia 7 para o 2º Workshop de Energia Nuclear no Nordeste. O encontro acontece no Hotel Ritz Lagoa da Anta e será realizado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística.

No workshop estará em discussão, entre outros assuntos, a possibilidade de o Estado de Alagoas vir a ser escolhido como sede de duas usinas nucleares que o governo federal pretende construir.

Desde o anúncio do planejamento de instalação de usinas nucleares na região Nordeste, o governo de Alagoas providenciou estudos e identificou os benefícios que o empreendimento traz para o estado sede. Por isso, segundo o secretário do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística, Luiz Otavio Gomes, Alagoas foi o primeiro estado nordestino a se pronunciar a favor dos estudos e da possível instalação. “Fizemos o dever de casa e estamos trazendo a discussão para a sociedade, conforme orientação do governador”, afirma o secretário.

Para embasar as informações do planejamento federal e esclarecimentos quanto ao funcionamento de um empreendimento com este, estarão presentes ao workshop os presidentes da Eletrobrás, José Antônio Muniz Lopes, e da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva. No meio da manhã, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia (MME), Altino Ventura Filho, apresentará um painel com dados sobre o projeto de expansão energética do país e a necessidade de usinas nucleares no Nordeste para o Sistema Interligado Nacional.

No horário da tarde, a programação começa com a exposição da experiência internacional em projetos e construção de usinas termonucleares, tendo como moderadora a secretária de Ciência e Tecnologia, Kátia Born. Depois, segue com a palestra que debaterá os impactos econômicos e sociais nos locais que abrigam esse tipo de empreendimento, com o representante da Eletronuclear no Nordeste, Carlos Henrique Mariz.

A programação do 2º Workshop de Energia Nuclear no Nordeste será encerrada com o debate sobre as compensações sócio-ambientais, com a apresentação do caso das duas usinas (Angra 1 e 2), no Rio de Janeiro, com a presença do vice-prefeito de Angra dos Reis e de Paraty. Além do público presente, as discussões contarão com a contribuição do secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alex Gama.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.mepeventos.com.br . Mais informações pelos telefones (82) 3231-1335 / 3231-8238.