Durante todo o mês de dezembro, o Cine Sesc 12h30 e o Cine Sesc 19h põem em foco a música, com a exibição de musicais, cinebiografia e de documentários sobre música. As sessões acontecem no Teatro Sesc Jofre Soares, Sesc Centro, e no Sesc Poço. E o melhor: tudo com entrada franca.


Os musicais tiveram sua origem no teatro, arte que preserva desde a Grécia antiga o costume de unir música e dança em ritmos coreografados às encenações e falas dos atores. Na idade média, em Florença, surgiu a ópera, estilo voltado mais para a música do que para as artes cênicas. Com o aparecimento do cinema, os primeiros cineastas já tinham a preocupação de filmar espetáculos teatrais e de dança, mesmo sem o som. Somente a partir de 1927, com a chegada do recurso sonoro, é que foram pensados os primeiros musicais. O filme Dançando no Escuro, de Lars Von Trier, com a cantora Björk, é o musical a ser exibido no Sesc este mês.


PROGRAMAÇÃO


Cine Sesc 19h (sempre às quintas-feiras)

03/12

Dançando no Escuro
(cor, 100 min, 2000)
Direção: Lars Von Trier
Classificação: 12 anos
Sinopse: Selma Jezkova (Björk) é uma mãe solteira tcheca que foi morar nos Estados Unidos. Ela tem uma doença hereditária que a faz perder a visão, algo que também deverá acontecer um dia a seu filho Gene (Vladan Kostig), um garoto de doze anos. Entretanto, em virtude de saber que existem médicos nos Estados Unidos que podem operar seu filho, foi o suficiente para fazê-la imigrar para o país. Ela trabalha muito duro e guarda tudo o que ganha para a cirurgia do filho. Bill (David Morse) e Linda (Cara Seymour), seus vizinhos, juntamente com Kathy (Catherine Deneuve), uma colega de fábrica, a ajudam no que é possível, mas quando Bill se vê em dificuldades financeiras rouba o dinheiro que Selma tinha economizado duramente. Este roubo é o ponto de partida para trágicos acontecimentos.


10/12
Piaf – Um Hino ao Amor
(cor, 140 min, 2007)
Classificação: 12 anos
Direção: Olivier Dahan
Sinopse: A vida de Edith Piaf (Marion Cottilard) foi sempre uma batalha. Abandonada pela mãe, foi criada pela avó dona de um bordel na Normandia. Dos 3 aos 7 anos de idade fica cega, recuperando-se milagrosamente. Mais tarde vive com o pai alcoólatra, a quem abandona aos 15 anos para cantar nas ruas de Paris. Em 1935 é descoberta por um dono de boate e neste mesmo ano grava seu primeiro disco. A vida sofrida é coroada com o sucesso internacional. Fama, dinheiro, amizades, mas também a constante vigilância da opinião pública.

17/12

Tom Zé ou quem irá colocar uma dinamite na cabeça do século?
(doc, cor, 48 min, 2000)
Classificação: 12 anos
Direção: Carla Gallo
Sinopse: Retrato estético dos cantos e compositor Tom Zé.

Hermeto Campeão
(doc, cor, 35 min, 1981)
Classificação: 12 anos
Direção: Thomas Farkas
Sinopse: Hermeto Pascoal é incontestavelmente um dos maiores músicos brasileiros. O filme evoca a inspiração, a maneira de compor e os pontos de vista de Hermeto Pascoal sobre a fama, o dinheiro e o trabalho. Hermeto Pascoal toca com os sapos e compõe com as abelhas. Os componentes do conjunto fazem um pequeno depoimento sobre o que é trabalhar com Hermeto Pascoal.

SERVIÇO

Cine Sesc 19h
Dias: 3, 10 e 17 de dezembro
Horário: 19h
Local: Teatro Sesc Jofre Soares/Sesc Centro (Rua Barão de Alagoas, 229, Centro)
Entrada franca
Mais informações: 0800 284 2440


Cine Sesc 12h30 (às segundas-feiras)


07/12

Samba Riachão
(doc, cor, 86 min, 2001)
Direção: Jorge Alfredo
Classificação: Livre
Sinopse: aos 80 anos de idade, Riachão é o cronista musical da cidade de Salvador, tendo vivenciado todas as transformações pelas quais passou a música popular brasileira e os meios de comunicação no decorrer do século XX. É através das histórias deste cronista que o filme apresenta um relato histórico da MPB.

14/12

O Catedrático do Samba
(doc, cor, 23 min, 1999)
Direção: Alessandro Gamo e Noel Carvalho
Classificação: Livre
Sinopse: perfil do cantor e compositor paulista Germano Mathias, traçado em estilo solto e malandro como o do sambista.

Com que Roupa?
(fic, pb, 18 min, 1996)
Direção: Ricardo Van Steen
Classificação: 10 anos
Sinopse: Um dia na vida de um compositor. Entre brigas de bar, más notícias sobre sua saúde e desencontros com a namorada, Noel Rosa compôs o samba “Com que Roupa?”.


SERVIÇO

Cine Sesc 12h30
Dias: 7, 14, de dezembro
Horário: 12h30
Local: Auditório Maron Emile Abi-Abib/Sesc Poço (Rua Pedro Paulino, 40, Poço) e Teatro Sesc Jofre Soares/Sesc Centro (Rua Barão de Alagoas, 229, Centro)
Entrada franca
Mais informações: 0800 284 2440