Os secretários municipais de Agricultura elegeram na assembléia geral da última sexta-feira (27) a diretoria do fórum que os representa (Fasa) para o biênio 2009-2011. Mesmo sendo chapa única, a articulação Fortalecendo Parcerias não dispensou o debate entre os secretários presentes, antes da eleição por unanimidade.

Cabe aos nove membros eleitos cobrar a reestruturação da pasta da Agricultura nos municípios, canalizar políticas públicas, articular parcerias e integração com o governo do Estado. Segundo o presidente eleito e já empossado do Fasa, Luciano Chagas, secretário de Agricultura de Girau do Ponciano, uma das primeiras ações da diretoria será a realização de visitas às Secretarias Municipais de Agricultura.

“Iremos constatar as condições de trabalho e sensibilizar os secretários que ainda não aderiram a fazer sua filiação ao Fórum”, revela Luciano. De acordo com ele, também serão realizados encontros com todos os órgãos e entidades estaduais ligadas à agropecuária para definir parcerias que fortaleçam a agricultura familiar.

O Fórum Alagoano de Secretários de Agricultura (Fasa) foi lançado em julho de 2009, com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e até o dia 27 de novembro possuía uma diretoria provisória. Além de Luciano Chagas, os demais secretários eleitos para a diretoria foram: José Rodrigo de Araújo Guimarães, de Quebrangulo; Mário Jorge Barros, de Atalaia; João Brás Alves, de São Miguel dos Milagres; Francisco Pereira Fernandes, de São José da Tapera; Jilvan Moura, de Monteirópolis; Antônio Joaquim Eugênio, de Piaçabuçu; Marcos Antônio Ferreira da Silva, de Ibateguara; e Iran Barbosa, de Mata Grande.