O Dia “D” da segunda etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica 2009, em Maceió, destinada a cães e gatos, foi realizado no sábado (28). A abertura da campanha aconteceu às 8 horas, na Unidade de Saúde São Jorge, com a presença do secretário municipal de Saúde, Francisco Lins. Durante a semana, a imunização foi realizada nas áreas rurais da capital (sítios e fazendas).

Na ocasião, o secretário Francisco Lins destacou a responsabilidade, dos donos de animais, de proteger os cães e gatos e suas famílias. "Sabemos que a raiva é uma doença letal. Por isso, é importante que os proprietários de animais se conscientizem da importância de vacinar, para garantir que a doença não seja transmitida à sua família", ressaltou.

De 1980 a 1990, a cobertura vacinal média era de 57%; de 1997 a 2001, a imunização aumentou, atingindo 87% e no ano passado alcançou 99% de cobertura. Em 2009, o Ministério da Saúde estabeleceu a meta de 80% e o município de Maceió atingiu a marca de 92% de cobertura vacinal na primeira etapa da campanha, realizada em maio.

O coordenador do Centro de Controle de Zoonozes, Carlos Eduardo Silva, destacou que a cobertura na primeira etapa foi a maior até hoje e acredita que deverão atingir a mesma meta nesta segunda etapa da campanha.

“Queremos evitar casos de raiva e a única forma de prevenir é vacinar. Espero que a segunda etapa de vacinação seja tão satisfatória quanto à primeira, quando superamos todos os números e que possamos manter os animais devidamente imunizados e protegidos”, disse.

Ainda de acordo com Carlos Eduardo, quem ainda não levou seu cão e gato para tomar a vacina, poderá procurar o Centro de Controle de Zoonoses, no Tabuleiro. Mais informações: 3315.5461 ou 3315.5469.

NÚMEROS

Durante a segunda etapa de vacinação contra a raiva, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou todos os números. Ao todo, foram instalados 187 postos de vacinação entre unidades de saúde e postos itinerantes; 685 vacinadores - 40 a mais que na primeira etapa -, além de 137.780 doses de vacina, 3.130 doses a mais que na primeira etapa.