A Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) e todo o Poder Judiciário brasileiro, acontecerá entre os dias 07 e 11 de dezembro. A campanha é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que visa incentivar a prática do acordo para garantir aos conflitos uma solução mais rápida.

De acordo a coordenadora do Movimento pela Conciliação em Alagoas, juíza Fátima Pirauá, espera-se que nos dias 07, 09, 10 e 11 de dezembro sejam agilizados e solucionados cerca de 600 processos. No interior do Estado, esse número provavelmente ultrapassará 800 audiências.

“Os dados precisos só teremos quando o evento for finalizado, mas estamos trabalhando para conseguir uma grande marca. Na Central de Conciliação iremos funcionar os dois horários para que possamos atingir uma média de 60 audiências ao dia.”, ressalta.

Nessa edição a campanha tem como foco mostrar que todos ganham com a conciliação: “Ganha o cidadão. Ganha a Justiça. Ganha o País”, é o tema da campanha em 2009. Em Alagoas, as audiências irão ocorrer na Central de Conciliação, nas 22ª e 24ª Varas Cíveis da Capital – Família e no Balcão de Direitos.