A TV Educativa de Alagoas, emissora integrante do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), foi vencedora da 20ª edição do Prêmio de Jornalismo Braskem / Banco do Brasil 2009, na categoria Reportagem de TV, com a matéria "Cientistas alagoanos lutam contra a extinção do pitu no Rio São Francisco", mostrando o trabalho e a luta de pesquisadores e técnicos do Instituto Xingo para que o Velho Chico volte a ser uma fonte importante do crustáceo, beneficiando as populações ribeirihas.

Foram responsáveis mais diretos pela reportagem vencedora os jornalistas Vera Valério (produtora e editora) e Miguel Torres (repórter), e o cinegrafista Samuel Limeira, (cinegrafista), com participação importante também de Izabelle Targino (produção) e Ana Cristina Campos (edição).

Foi a primeira vez que a TV Educativa foi a grande vencedora da categoria Reportagem de TV, na maior premiação do jornalismo alagoano. Na edição anterior, em 2008, chegou a ganhar Menção Honrosa pela reportagem “Ouro Negro em Alagoas”, produzida pelos jornalistas Chris Duarte, Vera Valério e Luiz Alberto Filho. As duas matérias foram exibidas no programa Página Aberta, um dos destaques da emissora, pela excelência e profundidade das reportagens que exibe.

A concorrida premiação aconteceu na noite deste sábado, 28, no Espaço Pierre Chalita, Jaraguá, reunindo os profissionais da área, autoridades, estudantes, convidados e homenageados. Ao todo foram inscritos 217 trabalhos, envolvendo 90 jornalistas e estudantes, para serem premiados os melhores trabalhos produzidos entre outubro de 2008 e setembro de 2009, em nove categorias e um prêmio principal. Dentre as novidades, a inclusão da categoria webjornalismo, espaço aberto para o reconhecimento dos profissionais que atuam nos sites noticiosos.

O homenageado da noite foi o jornalista Anivaldo Miranda, que recebeu a Medalha Denis Agra, concedida todos os anos pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas (Sindjornal) a um profissional cuja história de vida tenha contribuído de forma efetiva com a causa da imprensa e da sociedade alagoana. No caso de Anivaldo, um reconhecimento pela atuação nos campos profissional, sindical e ambiental.

Vencedores do PBBB 2009

Prêmio Principal - Maurício Gonçalves e Severino Carvalho. "Hospitais em estado de coma", Gazeta de Alagoas.

Reportagem Texto Impresso - Lelo Macena. “Cidades estão ameaçadas pelos lixões”, Gazeta de Alagoas.

Reportagem de TV- Miguel Torres e Vera Valério. "Cientistas alagoanos lutam contra a extinção do pitu no Rio São Francisco", TV Educativa de Alagoas (TVE).

Webjornalismo - Emanuelle Oliveira e Igor Castro. “A rota do turismo sexual em Alagoas”, Cada Minuto.

Fotografia - Esther Carvalho. “Degradação humana”, O Jornal.

Informação Econômica/Política - Patrycia Monteiro. “Estagnação econômica atrasa o Estado”, O Jornal.

Informação Esportiva/Cultural/Turística - Fernando Coelho. “Vidas Secas, 70 anos - Todos os sertões da existência”, Gazeta de Alagoas.

Design Gráfico - Jamylle Bezerra. “Vander Lee em dois tons”, Primeira Edição.

Assessoria de Imprensa- Carlos Gonçalves e Wellington Vasco. “Agente de Comunicação: a nova força de comunicação dos Correios”.

Prêmio Freitas Neto (para estudantes de jornalismo) - Raul Espinassé. “Caminhada sem-terra” (foto).