A Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), por meio do Comitê Estadual pela Erradicação do Sub-registro, vai realizar neste sábado (28), casamento coletivo e emissão de 1ª e 2ª via de certidão de nascimento. A ação faz parte do projeto “Construindo a Cidadania da Família”, do Lions Clube e ocorrerá das das 8h às 17h, na Escola Municipal Radialista Edécio Lopes, no Pinheiro.


As famílias que vão tirar a 1ª via da certidão de nascimento terá que apresentar a Declaração de Nascidos Vivos que é dada pela maternidade comprovando o nascimento ou a declaração da parteira e documentos original dos pais. Na emissão de uma 2ª via é preciso apresentar a carteira de identidade ou profissional. Para o casamento é necessário a certidão de nascimento original do casal e o comprovante de residência (original e cópia).


Para a secretária executiva do Comitê Estadual pela Erradicação do Sub-registro da Seades, Elene Agra, essa ação é importante para promover a inclusão social no Estado. “Temos realizado diversas ações nos municípios a fim de reduzir os índices em Alagoas. Nossa meta é que até 2010 cheguemos a 5 % dos 30% atuais” afirmou.


Ainda de acordo com ela, a ação pretende atender 200 pessoas de Ouro Preto e 300 do Canaã, Santo Amato e Gruta, sendo 100 pessoas de cada bairro. Em parceira com outras entidades, também haverá emissão de carteiras de trabalho, carteiras de identidade, atendimento do Procon, cortes de cabelo, exames oftalmológicos, de glicemia e medição da pressão arterial, prevenção odontológica, fisioterapia, atendimento psicológico, triagem auditiva.


Na ocasião, serão ministradas palestras sobre a lei Maria da Penha, orientação sexual, prevenção às drogas, além de oficinas de arte e recreação, química caseira e arranjos natalinos. Também haverá panfletagem com materiais de combate ao câncer de mama e outros, diabetes e tabagismo.