Equipes da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra) desobstruíram, nesta sexta-feira (27), a tubulação do canal que corta a Rua Marquês de Abrantes, em Bebedouro.

Devido ao acúmulo de lixo no canal, o local sofreu com o alagamento da rua até as imediações da ladeira da Chã da Jaqueira.

Caminhões caçamba e máquinas retroescavadeiras foram utilizados na operação. Apesar da limpeza constante que é realizada no canal que corta a Marquês de Abrantes, a grande quantidade de lixo que é depositada no local entupiu os tubos e provocou o alagamento.

Segundo o superintendente adjunto da Slum, José Roque da Silva, há um mês o canal passou por uma grande ação de limpeza. “Além de retirarmos uma quantidade elevada de entulhos neste tipo de ação, sempre alertamos a população sobre os riscos de jogar lixo no canal. Infelizmente, aconteceu o alagamento, mas agimos rapidamente para solucionar o problema”, afirmou.

PRIORIDADE

A limpeza de canais na cidade é uma das prioridades da Slum, que tem equipes especificas para trabalhar nestes locais. A Coordenação de Educação Ambiental orienta a população para não jogar lixo nos canais e evitar alagamentos.

“Esta ação de limpeza nos canais vem sendo realizada desde o primeiro semestre. O cidadão precisa se conscientizar que não deve utilizar os canais para se livrar de entulhos. Já encontramos jogados carcaças de carros, geladeiras, sofás velhos, materiais de construção e até animais mortos”, disse José Roque.