Após três meses de arrecadação nas escolas e postos de saúde, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Editora Abril destruíram, nesta quinta-feira (26), 3.052 armas de brinquedo.

A solenidade – que ocorreu no pátio da Semed – teve como mote ressaltar a importância de se preservar a cultura de paz entre as crianças. A Escola Natalina Costa, localizada no Conjunto Cleto Marque Luz, recebeu uma placa de agradecimento por ter sido a campeã de arrecadação.

“Nosso trabalho em prol do combate à violência não para aí. É preciso combatê-la todos os dias através de ações e atitudes”, declarou o prefeito Cícero Almeida, acrescentando que os 350 guardas municipais e as seis novas viaturas são exemplos de atitudes que previnem e proíbem ações violentas.

Já o secretário Thomaz Beltrão – que tomou posse oficialmente nesta quinta-feira – se comprometeu a dar prosseguimento à cultura de paz na rede municipal. A partir da próxima semana, será dado o pontapé inicial na onda de prevenção através de palestras, debates e discussões nas salas de aula.

A segunda edição da Campanha de Desarmamento Infantil em Maceió teve início em 28 de setembro, quando foram montados mais de 200 postos de arrecadação. A criança que entregava uma arma de brinquedo recebia uma revistinha da Editora Abril.

Ao todo, foram arrecadados 3.052 exemplares. Em 2007, quando aconteceu a primeira edição, foram entregues mais de quatro mil brinquedos.

“Isso significa que o número de crianças que possuem armas de brinquedos diminuiu, o que é muito gratificante”, avaliou a sócia-gerente da distribuidora da Editora Abril em Alagoas, Adriana Calheiros.