Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilmar Mendes, vem a Alagoas na próxima terça-feira (01) para participar da solenidade que marca o encerramento das atividades do Programa Integrar no Estado. A abertura de uma exposição de fotos e a outorga de comendas entregues pelo Judiciário alagoano também fazem parte da agenda do ministro.

O Programa Integrar foi instituído com a finalidade de auxiliar os Tribunais de Justiça na implantação de um modelo de gestão moderno, pautado nos princípios da administração pública gerencial, de modo a adequar à realidade local as metas do Planejamento Estratégico do Judiciário Nacional, evitando situações conflitantes e contribuindo para uniformização da prestação da Justiça em todo território brasileiro.

Para execução das suas ações, o Integrar trabalha com foco em seis eixos, os quais refletem as necessidades de melhoria exigidas pela dinâmica social contemporânea. São eles: modernização; recursos humanos; gestão da informação e da comunicação; procedimento de trabalho; tecnologia da informação e responsabilidade social.

Em Alagoas, a equipe do programa Integrar, que iniciou as atividades em setembro, criou novas sistemáticas para facilitar o trabalho dos servidores e agilizar a prestação jurisdicional. As mudanças foram introduzidas nos Departamentos de Tecnologia da Informação, na Assessoria de Planejamento e Modernização e no Departamento de Material e Patrimônio.

Homenagens

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) irá homenagear o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilmar Ferreira Mendes e a juíza auxiliar da presidência do CNJ, Maria da Conceição da Silva Santos, com as comendas desembargador Moura Castro e desembargador Edgar Valente de Lima, respectivamente. As honrarias, propostas pela presidente do TJ/AL, desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, foram aprovadas por unanimidade, em sessão plenária do último dia 17 de novembro e serão entregues no dia 1º de dezembro durante a cerimônia de encerramento das atividades do Programa Integrar no Estado.

Exposição

O ministro Gilmar Mendes também participará da abertura da exposição “Recriando o Judiciário alagoano – um mais um é sempre maior que dois”, composta por fotos captadas durante as diversas ações do Programa Integrar nas Varas, setores e comarcas do Judiciário alagoano.Após abrir a exposição, Gilmar Mendes participará de uma entrevista coletiva, às 10h30, no prédio do Tribunal de Justiça de Alagoas (auditório Danilo Acioly – 1º andar).